Corregedoria recebe representação contra vereador e relatório será submetido ao Plenário

por Imprensa publicado 26/11/2020 18h55, última modificação 04/12/2020 15h19
Ato de Violência

Vereador Marcelo Heitor diz que relatório será encaminhado ao Plenário para deliberação

O corregedor da Câmara Poços, vereador Marcelo Heitor (PSC), recebeu a representação aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal, referente à suposta violência praticada pelo vereador Pedro Magalhães contra sua esposa. No documento, os membros da comissão requerem que o parlamentar seja destituído dos cargos que ocupa, em especial de membro da Comissão de Defesa da Mulher. Após término do prazo de 48 horas para defesa do representado, o corregedor apresentará proposta de penalidade ao Plenário da Casa.

Segundo Marcelo Heitor, a Corregedoria, após recebimento da denúncia, está tomando todas as medidas legais, conforme determina o Código de Ética e Decoro Parlamentar do Poder Legislativo. “Na segunda-feira mesmo, quando tive a informação, estive na Câmara de manhã para conversar com a Assessoria Jurídica, não só eu como também a presidência e a Comissão da Mulher. Seguindo todos os trâmites legais, aguardei a reunião da Comissão, marcada para terça-feira, os membros aprovaram e encaminharam a representação à Corregedoria pedindo o afastamento do vereador Pedro Magalhães. Recebi esse documento na quarta-feira e na mesma quarta já despachei, obedecendo ao rito legal, estipulando um prazo de 48 horas para que o vereador pudesse se manifestar. Com toda certeza, a Corregedoria tomará todas as atitudes cabíveis. Atos como esse devem ser repudiados, são situações que nos deixam muito abalados e tristes”, diz.

O parlamentar ressalta, ainda, que a atuação do corregedor não se limita apenas às ações dentro da Câmara. “O vereador tem um compromisso de ética não só dentro da Câmara, mas também nas suas ações externas, e cabe à Corregedoria zelar pelo cumprimento do Código de Ética e autuar representações nos termos da lei, emitindo seu parecer”, afirma.

Caso aprovada a proposta de penalidade pelo Plenário, será constituída uma Comissão de Ética para apuração dos fatos e posterior elaboração de proposta de pena.