Coordenador do Projeto Cricket em Poços fala aos vereadores sobre ações e conquistas

por tatiana — publicado 21/05/2020 12h20, última modificação 16/11/2020 12h39
esporte

Vereadores puderam conhecer um pouco mais sobre o projeto em Poços

Nesta terça-feira (19), a Sessão Ordinária Virtual da Câmara dos Vereadores de Poços de Caldas contou com a participação do coordenador do Projeto Cricket, Matthew Ross Featherstone. O uso da Tribuna atende a um convite feito através de requerimento de autoria do vereador Lucas Arruda (Rede). Na ocasião, o convidado falou um pouco sobre o esporte no município, as conquistas e expectativas.

Nascido em Londres, na Inglaterra, Matttew é formado em Educação Física, com mestrado em Psicologia do Esporte. Após se aposentar como jogador de cricket na Inglaterra, veio para o Brasil onde começou a trabalhar com o esporte na cidade. Além de coordenador do Projeto Cricket em Poços, Matthew é Representante Mundial da Federação de Cricket e presidente do Cricket Brasil.

O Projeto Cricket Poços de Caldas surgiu como uma iniciativa de levar o esporte para crianças e adolescentes de escolas públicas e projetos sociais. O pontapé inicial foi em 2011, com um trabalho na Casa do Menor Dr. Ednan Dias, que contou com a participação de 26 alunos. Hoje, já são mais de 3400 jogadores de cricket no município, com 49 projetos sociais que levam o esporte para todas as regiões da cidade.

O coordenador destacou ainda que Poços conta com o Campo Municipal de Cricket, localizado no Parque Ecológico da Zona Sul, o que permite que os jogadores utilizem o local todos os finais de semana (antes da pandemia) e convidem jogadores de outras cidades para jogar na cidade. Além disso, foi inaugurado, em 2020, o Centro de Treinamento de Cricket em Poços de Caldas, localizado no Country Club, com instalações para treino de atletas de alta performance.

Mathew também fez questão de enfatizar as conquistas dos jovens atletas locais, já que vários compõem equipes da Seleção Brasileira de Cricket sub 13 e sub 17, e também seleções brasileiras principais, masculina e feminina. “O Brasil, pela primeira vez, com a nossa seleção feminina, foi colocado na primeira etapa da Copa do Mundo de 2023 que vai começar em janeiro de 2021, no Canadá e nós vamos levar sete poços-caldenses que hoje fazem parte da nossa seleção. São atletas contratadas, jogando e vivendo do esporte. É uma alegria muito grande pra gente, pela primeira vez no Brasil e na América do Sul, nós temos um time profissional que está contratado para jogar cricket representando o Brasil, com sete poços-caldenses nesse time. Me dá muito orgulho, porque a nossa seleção brasileira feminina é nosso cartão-postal, elas são campeãs sul-americanas quatro vezes, e realmente esse programa, com nossa sede nova, é focando principalmente nas Olimpíadas de 2029, nos Estados Unidos. Nossa meta é termos nossas seleções, principalmente a feminina, representando o Brasil pela primeira vez nas Olimpíadas e queremos ter, pelo menos, seis ou sete atletas de Poços de Caldas dentro dessa seleção,” destacou.

Por fim, Matthew agradeceu todos os apoiadores do esporte, tanto empresas privadas, quanto o município, através de Leis de Incentivo ao Esporte. “O Cricket Brasil e Cricket Poços de Caldas tem recebido muito apoio, é uma alegria muito grande, várias empresas têm apoiado o cricket a crescer muito mais. Nós não temos dúvidas de que a sede vai ser sempre Poços de Caldas, mas o esporte, logo, logo, vai crescer e tomar conta do Brasil inteiro, então, eu queria agradecer por essa oportunidade de poder falar sobre o cricket”, comentou.