Coopergore recebe homenagem da Câmara

10 anos de atuação
Coopergore recebe homenagem da Câmara

Cooperadas receberam uma placa da Câmara em homenagem aos 10 anos

A Câmara de Poços promoveu, na noite da última terça-feira (28), uma sessão especial em comemoração aos 10 anos de atuação da Coopergore (Cooperativa de Coleta e Reciclagem de Óleo e Gorduras Residuais). O evento foi proposto pelo vereador Gustavo Bonafé (PSDB), através de requerimento aprovado pelos demais vereadores.

Além da presidente da Coopergore Rita de Cássia Rodrigues e das demais cooperadas, participaram da homenagem o secretário municipal de Serviços Públicos Tiago Biagioni, a diretora do Departamento de Meio Ambiente Cibele Melo Benjamin e o tenente Márcio Grey, representando o Comandante da 1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, major Edirlei Viana.

Presidente da Coopergore falou sobre início do trabalho em PoçosRita Rodrigues recebeu do Poder Legislativo uma placa em homenagem ao trabalho realizado na cidade. Segundo a presidente, o serviço teve início em um projeto social. “A Coopergore não poderia fazer diferente. Começamos através de um projeto social e, desde o início, fomos colocando metas a serem cumpridas. E essas metas nos trouxeram até aqui hoje. Nunca estávamos satisfeitas no fechamento do ano, sempre queríamos mais. Começamos coletando, em 2008, 1.500 litros de óleo. Hoje, coletamos mais de 18 mil por mês. Ainda precisamos de muita conscientização, pois esses 18 mil por mês são cerca de 25 ou 30% do que é descartado na cidade. A nossa meta é coletar os 100%”, disse.

O vereador Gustavo Bonafé ressaltou que todos as conquistas e desafios fazem da Coopergore merecedora da homenagem. “Poderia trazer todo o histórico, fazer um levantamento do trabalho, mas essa sessão acontece em reconhecimento ao trabalho do dia a dia. Acredito que todos os vereadores que acompanham essa história sabem do valor que a cooperativa tem para o município e esse valor vem por uma série de fatores. Temos uma cooperativa formada por mulheres que ajudam a cuidar de suas famílias a partir dessa atividade. Tenho certeza que enfrentam diariamente uma série de desafios e obstáculos, inclusive culturais da nossa sociedade. Não é um trabalho fácil. Quando vemos as meninas trabalhando, sabemos que elas estão quebrando paradigmas. E manter uma cooperativa por 10 anos funcionando, em uma área tão desafiadora, que é lidar com o meio ambiente e com um insumo do dia dia, mostra o quão competente elas têm sido ao longo desse tempo, como estão bem organizadas, como enfrentam desafios sem medo, sendo exemplo para a cidade”, declarou.

O evento foi marcado, também, pela apresentação de alunos do projeto Adefip Superação: Arte e Dança Adaptada. Através da dança e do teatro, o projeto visa trabalhar a inclusão social e o resgate de valores pessoais e de convívio social, além de quebrar barreiras arquitetônicas e de comunicação, sempre valorizando as potencialidades das crianças, jovens e idosos atendidos.

O vídeo da homenagem está disponível no endereço www.pocosdecaldas.mg.leg.br.