Comissão retoma debate sobre qualidade das águas no município de Poços de Caldas
Comissão apresentou relatório elaborado em 2012, com análise da qualidade das águas em Poços de Caldas
Os integrantes da Comissão Especial das Águas da Câmara de Poços, durante reunião no final do mês de outubro, retomaram a discussão do relatório apresentado em 2012, contendo um diagnóstico da qualidade das águas do município e seu entorno, nos aspectos físico, químico, biológico e radioativo. Ainda no encontro, a comissão decidiu por reiterar todos os ofícios encaminhados aos órgãos competentes naquela época, cobrando uma resposta das providências tomadas após apontamentos feitos no documento.
A Comissão das Águas iniciou os trabalhos no ano de 2010, após iniciativa da vereadora Regina Cioffi (PP). Esta foi a quarta reunião em 2021, sendo a segunda presencial. “Levamos ao conhecimento dos atuais integrantes esse relatório, apresentando como ele foi feito. Foi um trabalho com muito compromisso, sem cunho político, para saber, realmente, o que estava acontecendo com águas de Poços. Falamos dos pontos críticos, por exemplo com relação a metais pesados no Bortolan, coliformes fecais em vários locais, os pontos em que foram encontrados urânio e agrotóxicos. Estarmos retomando essas questões e iremos reiterar os ofícios, porque a maioria não encaminhou resposta. Após isso, se continuarmos sem resposta com relação a providências, vamos encaminhar ao Ministério Público. Essa é uma decisão do grupo para que as coisas caminhem”, afirma a presidente da comissão vereadora Regina.
Ainda segundo a legisladora, alguns documentos solicitados à INB já foram encaminhados, entre eles o Plano de Ação para Regularização de Segurança da Unidade em Descomissionamento de Caldas – UDC (Caldas/MG); Planejamento para Elaboração do Plano de Abandono e para Aperfeiçoamento do Plano de Recuperação das Áreas Degradadas da Unidade em Descomissionamento de Caldas - UDC (Caldas/MG); Relatório de Inspeção de Segurança Regular de Barragem – Barragem de Rejeitos; Relatório de Inspeção de Segurança Regular da Barragem – Barragem das Águas Claras. “Novamente, foi abordada a questão dos impactos da Unidade em Descomissionamento na Bacia de Águas Claras. O representante da INB, Sr. Fábio Willian Rodrigues, disse que estão tomando providências e a comissão pediu que as ações sejam apresentadas detalhadamente. Os demais relatórios, contendo a situação das barragens, se estão seguras, já estão em minhas mãos para devida análise”, comenta a parlamentar.
Fazem parte da Comissão das Águas os vereadores Regina Cioffi (PP), Roberto Santos (Republicanos), Luzia Martins (PDT), Tiago Braz (Rede) e Wellington Paulista (DEM), além de representantes da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), INB (Indústrias Nucleares do Brasil), Unifal, PUC Poços de Caldas, CBH Mogi/Pardo (Comitê da Bacia Hidrográfica – Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo), Secretaria Municipal de Planejamento, ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto) e 25ª Subseção da OAB/MG.