Comissão de Direitos da Mulher discute o tema Higiene Menstrual Sustentável

por Imprensa publicado 18/06/2021 17h25, última modificação 28/06/2021 17h29
Campanha Soul Mulher e APHAS
Comissão de Direitos da Mulher discute o tema Higiene Menstrual Sustentável

Comissão recebeu representantes de entidades para discutir o tema, a convite do vereador Tiago Braz

A Comissão de Direitos da Mulher da Câmara de Poços recebeu, nesta semana, a idealizadora e facilitadora do Soul Mulher Elga Yamashita e a coordenadora da APHAS (Associação de Promoção Humana e Ação Social) Josiane Carvalho Vargas do Lago. O objetivo foi discutir a realização da Campanha Higiene Menstrual Sustentável, promovida pela Soul Mulher, que consiste na arrecadação de recursos para compra e doação de ecoabsorventes e coletores menstruais. Os produtos serão encaminhados às mulheres assistidas pela APHAS, parceira do projeto.

O convite para participarem da reunião foi feito pelo vereador Tiago Braz (Rede), membro da Comissão de Direitos da Mulher. “Esta é uma importante campanha, porque discute, além da higiene menstrual, a questão da sustentabilidade. Esse projeto tem o objetivo de dar voz a milhares de mulheres sem acesso às condições para se ter uma boa higiene menstrual, seja por condições socioeconômicas ou culturais. Os absorventes não são considerados itens básicos e sim artigos de luxo para uma grande parcela da população feminina, e a falta de instalações sanitárias e absorventes higiênicos tem consequências para a saúde e autoestima dessas mulheres”, destaca o parlamentar.

Segundo Tiago Braz, este é um assunto que precisa avançar nas discussões em sociedade. “Foi muito oportuna essa visita da Elga e da Josiane, que puderam falar da campanha que estão promovendo e, ainda, reforçar as demandas das mulheres dentro da Câmara. Nada mais justo do que ocuparem esse espaço na Comissão de Direitos da Mulher e esperamos que essa seja uma prática constante no Legislativo”, diz.

Ainda de acordo com o vereador Tiago, a ideia da Comissão, após receberem as entidades, é promover um dia de Conscientização da Higiene Menstrual para diálogo e reflexões.

A campanha realizada pela Soul Mulher, em parceria com a APHAS, tem como finalidade arrecadar recursos para a compra de kits de ecoabsorventes e coletores para atender 14 mulheres. Mais informações podem ser obtidas no telefone (35) 99762-2781.