Claudiney Marques quer informações sobre situação das cirurgias infantis no município

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Preocupação
Claudiney Marques quer informações sobre situação das cirurgias infantis no município

Enquanto membro da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, o vereador tem acompanhado o relato de muitas famílias sobre o assunto

O vereador Claudiney Marques (PSDB) é autor de um Requerimento, aprovado em Plenário, que solicita informações do Executivo sobre o quadro de cirurgias infantis em demanda no município e sobre médicos que estejam aptos a essa especificidade. A proposição aguarda resposta da Prefeitura.

Claudiney comentou que, enquanto membro da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais da Pessoa Humana, tem acompanhado o relato de muitas famílias que vêm até a Câmara e informam aos vereadores sobre a inexistência de cirurgiões pediátricos no âmbito da saúde pública no município. “Há muitos casos, alguns deles muito graves e que nos preocupam muito, e este Requerimento visa buscar esclarecimentos sobre a razão da inexistência desses cirurgiões pediatras e a situação atual desta questão. Estamos questionando se há previsão da contratação de novos profissionais e qual o prazo para que isso aconteça, para que este problema deixe de existir o quanto antes aqui em Poços. Temos que priorizar o atendimento às crianças, que são aqueles hipossuficientes que dependem totalmente do atendimento do sistema de saúde e dos cuidados da família”, pontuou.

No documento, o legislador levanta algumas questões ao Executivo, tais como: o número de cirurgias represadas, atualmente, de processos cirúrgicos infantis; a faixa etária mais numerosa e vulnerável a uma eventual demanda; a quantidade e a identificação dos médicos aptos a esses procedimentos e que estejam exercendo essas funções; os diagnósticos mais recorrentes que necessitam de cirurgias.

A proposição apresentada pelo vereador está disponível para consulta no Portal da Câmara (Requerimento nº 960/2022).

registrado em: