Câmara sugere elaboração de cartilha com mapa das barragens de Poços

por Imprensa publicado 06/05/2019 10h23, última modificação 16/11/2020 12h39
Encaminhamento de audiência pública

No início desse ano, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública para discutir o tema “Mineradoras de Poços e região e seus planos de segurança”. O debate atendeu a um requerimento do presidente Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC) e dos demais vereadores. Um dos encaminhamentos propostos pela Casa após o encontro, através de ofício da Presidência enviado ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (Companhia de Meio Ambiente e Trânsito) e Defesa Civil, foi a elaboração de cartilhas ou folhetos contendo mapa das barragens.

De acordo com o presidente, a sugestão é que sejam divulgadas informações a respeito das características das barragens, das formas de prevenção e das medidas que precisam ser adotadas em caso de acidentes. No ofício, o Legislativo ressalta que o material poderia ser feito em parceria com as empresas mineradoras da região. “Os objetivos das audiências públicas são discutir o tema em questão, apresentar propostas de melhorias e fazer os devidos encaminhamentos. O que a Câmara tem feito é, após cada encontro, analisar as demandas e apresentar possíveis soluções para os problemas. No caso das mineradoras, estamos sugerindo essa medida, visando Informar a população e trabalhar com formas de prevenção”, disse o vereador.

O pedido para realização de uma audiência pública sobre planos de segurança das mineradoras foi apresentado logo na primeira reunião ordinária de 2019, tendo em vista os diversos questionamentos da comunidade após o rompimento de uma barragem em Brumadinho (MG). O encontro contou com a participação de representantes do Poder Executivo, do Ministério Público, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e das empresas Alcoa e INB (Indústrias Nucleares do Brasil). O debate reuniu, também, presidentes e vereadores de Câmaras da região, representantes de associações ligadas ao meio ambiente, estudantes, professores, engenheiros e comunidade em geral.