Câmara recebe idosos do projeto Unabem

por Imprensa publicado 05/12/2019 13h47, última modificação 05/12/2019 13h47
Visita
Câmara recebe idosos do projeto Unabem

Vereador Lucas Arruda recebeu os idosos durante visita ao Legislativo

No mês de novembro, a Câmara Municipal recebeu idosos do projeto Unabem (Universidade Aberta para a Maturidade), implementado neste ano na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus Poços de Caldas. O objetivo do programa é potencializar o desenvolvimento global dos idosos, considerando os aspectos cognitivo, motor e social, para a melhoria da qualidade de vida após os 60 anos.

Durante o Câmara em Visita, os idosos puderam conhecer um pouco mais da história do Legislativo, além de apresentar demandas nas áreas de Saúde e Mobilidade Urbana. A turma foi recebida pelo vereador Lucas Arruda (Rede), que explicou sobre quais são as funções da Câmara de Vereadores.

A professora Dra. Adriana Gavião Bastos de Oliveira, coordenadora da Unabem Poços de Caldas, acompanhou os idosos durante visita ao Legislativo. Ela explica que o projeto atende 52 alunos, com idade entre 60 e 85 anos, e que as aulas acontecem às quartas-feiras, das 14h às 16h30. “O projeto está funcionando com duas turmas, que são nomeadas como pedras preciosas, esmeralda e turquesa, por considerarmos os idosos e o trabalho nesta fase do desenvolvimento como sendo de fundamental importância. O currículo deste semestre foi Literatura e Cidadania, Arte em Foco, Patrimônio e Diversidade, Vivências Musicais e Sustentabilidade no Cotidiano. As aulas são ministradas pelos professores da Universidade e alunas bolsistas e voluntárias do curso de Pedagogia”, conta.

Para o vereador Lucas Arruda, foi um momento de troca de informações e apresentação de demandas. “Gostaria de parabenizar a UEMG pelo belíssimo projeto que desenvolve com os idosos, através da Universidade Aberta, proporcionando uma convivência social muito importante e trazendo um conhecimento para esses idosos. O que pude perceber é que eles estão valorizando e aprendendo muito com esse projeto. O Câmara em Visita funcionou como uma aula e foi muito gratificante. Aprendi também com todos que estiveram aqui trazendo as demandas e discutimos principalmente a questão das melhorias para a Saúde e também na Mobilidade. Diversos temas foram levantados e faremos os encaminhamentos pertinentes”, ressalta.

O Câmara em Visita tem, entre outros objetivos, o de estimular a participação da comunidade nas atividades do Legislativo e incentivar o debate de temas importantes para a cidade. As unidades de ensino, entidades e instituições que quiserem participar do projeto devem entrar em contato com a Câmara pelo telefone 3729-3877.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados