Câmara recebe exposição sobre trabalho do Jardim Botânico de Poços de Caldas

por Imprensa publicado 08/06/2021 18h50, última modificação 15/06/2021 15h28
Dia Mundial do Meio Ambiente
Câmara recebe exposição sobre trabalho do Jardim Botânico de Poços de Caldas

Exposição está no saguão de entrada da Câmara e visitas podem ser feitas até final do mẽs de junho

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Câmara de Poços recebe, até o final do mês de junho, uma exposição sobre o trabalho da Fundação Jardim Botânico. A iniciativa é da Comissão Permanente de Meio Ambiente do Legislativo.

A exposição conta com mais de 10 exemplos de plantas ameaçadas de extinção, além de material impresso sobre cada uma delas e, também, sobre o trabalho do Jardim Botânico. Segundo a bióloga Ângela Liberali, o pedido para realização da exposição foi muito oportuno, pois a Fundação precisa divulgar suas ações. “Trouxemos diversos estandes falando do trabalho do Jardim Botânico, de forma bem clara e bem ilustrada, para que a população entenda que a instituição não é somente um lugar turístico e veja o lado de pesquisas científicas desenvolvidas no local. São mais de 10 exemplos de plantas ameaçadas de extinção que temos em nossa coleção e que também cuidamos no ambiente nativo como, por exemplo, a Sinningia, que conseguimos fazer a produção dela dentro do nosso laboratório, e também de um capim que está ameaçado de extinção. Explicamos como foi o processo de laboratório e de devolvê-lo ao seu ambiente, que é o próximo passo que vamos seguir”, conta.

O presidente da Fundação Jardim Botânico Valdir Sementile ressalta que um dos objetivos da exposição é também conscientizar sobre a preservação do meio ambiente. “Como um órgão que cuida do meio ambiente, tanto na preservação como na verificação de plantas em extinção, temos uma responsabilidade muito grande, principalmente de conscientização. E isso se dá através da educação, de falar à comunidade para que possa participar desse processo. Todos são responsáveis por manter um meio ambiente agradável para nós e para as gerações futuras. Por conta da pandemia, não tínhamos como fazer como em anos anteriores a entrega de mudas à população. No entanto, tivemos esse convite abrindo o espaço da Câmara para apresentar um resumo do Jardim Botânico”, diz.

Segundo a presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereadora Regina Cioffi (PP), a Câmara realiza uma ação importante no mês de junho. “É um mês de conscientização da importância do meio ambiente e não poderíamos passar em branco tendo no Legislativo uma Comissão Permanente e uma Comissão Especial referente às águas. Precisamos fomentar essa cultura de preservação das plantas e a forma como encontramos foi trazer para a Casa um pouco do trabalho do Jardim Botânico, que é um patrimônio de Poços, é um paraíso ambiental. É uma questão, também, de responsabilidade, pois cuidando do meio ambiente estamos cuidando da vida”.

O presidente da Câmara, vereador Marcelo Heitor (PSC), enfatiza o papel da Casa em promover ações que envolvem o meio ambiente. “O Poder Legislativo está sempre atento às questões ambientais, sempre debatendo propostas muito importantes nessa área, e estamos muito honrados com essa exposição. É uma oportunidade das pessoas conhecerem o Jardim Botânico, um pouco do acervo da instituição, e ajudarem na divulgação desse trabalho tão importante que eles desenvolvem”, afirma.

A exposição está no saguão de entrada da Câmara e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.