Câmara recebe exposição Memórias de uma Vida

Mês do Idoso
Câmara recebe exposição Memórias de uma Vida

Imagens retratam história de idosas do asilo São Vicente de Paulo

Em comemoração ao Mês do Idoso, a Câmara de Poços recebe a exposição fotográfica Memórias de uma Vida, da pedagoga Thainá Moreira Passos. As imagens estão no saguão de entrada da Câmara e fazem parte de um projeto que surgiu com o intuito de resgatar e ressignificar as histórias e experiências vividas por idosas do Asilo São Vicente de Paulo – Associação Damas de Caridade. As visitas podem ser feitas até o dia 26 de outubro, das 12h às 18h.

O projeto Memórias de uma Vida nasceu em 2013, a partir da experiência de Thainá Passos como docente no asilo. As histórias das idosas foram registradas em duas linguagens: o texto escrito e o registo fotográfico, eternizando todos os momentos vividos por elas e tornando a troca de experiências um processo natural. As imagens foram feitas pelos fotógrafos Jeniffer Bueno, Nany Abrahão, Paula Versiane, Fagner Martins e Fábio Andrade.

Em julho de 2016, o projeto ganhou sua primeira exposição e, a partir daí, escolas e entidades assistenciais receberam as imagens. Outras atividades também foram realizadas, como rodas de conversa com jovens a fim de discutir o envelhecimento e fortalecer a intergeracionalidade. Atualmente, o projeto conta com quatro voluntários e tem sido desenvolvido em duas instituições da cidade, o Asilo São Vicente de Paulo e o Lar dos Velhinhos.

Thainá destacou que é preciso refletir sobre esse processo natural da vida humana, que é o envelhecimento “O projeto nada mais é que o ressignificar histórias e o despertar para o outro. A exposição tem por intuito levar a reflexão diante do papel do idoso em nossa sociedade atual. Tem sido necessário ressignificar nossos valores enquanto seres humanos e valorizar essas pessoas de mais idade. Isso nada mais é do que respeitar nossa cultura e nossa própria história”, disse.

Para o vereador Lucas Arruda (Rede), que apresentou um requerimento convidando a pedagoga para expor o trabalho na Câmara, é preciso mostrar o quanto os idosos são importantes para a sociedade. “Conheci essa exposição durante visita à Associação Damas de Caridade. São várias fotos de idosas da instituição com a história de vida delas. Esse fato me chamou a atenção e me mostrou que é possível fazer um trabalho de ressignificar a vida dessas pessoas e mostrar o quanto a experiência delas contribui para o desenvolvimento da sociedade. Foi nesse intuito que fizemos o convite para que a Câmara recebesse essa exposição e para que as pessoas pudessem olhar para esses idosos que tanto inspiram as novas gerações”, declarou.

Movimento Nacional #PraCegoVer - Fotos da exposição no saguão de entrada da Câmara.