Câmara recebe exposição fotográfica desenvolvida por alunos do Colégio CEPOC
No início da tarde da última terça-feira (03), a Câmara realizou a abertura da exposição “Poços, poesia em imagens”, que reúne fotos da cidade de Poços de Caldas produzidas por alunos dos 9ºs anos do Colégio CEPOC. O pedido para divulgação do trabalho no Legislativo foi feito pelo vereador Wellington Paulista (UNIÃO) e a mostra estará no saguão de entrada até o dia 27 de maio.
Participaram da abertura, além de estudantes envolvidos no projeto, o prefeito Sérgio Azevedo, o vice Júlio César de Freitas, o diretor e a supervisora pedagógica do Colégio CEPOC, Artênio de Oliveira e Simone Macedo, a professora que idealizou o projeto Roberta Cristina Santos, a secretária municipal e a secretária adjunta de Educação, Maria Helena Braga e Débora Brianezzi, o secretário municipal de Governo Paulo Ney de Castro Jr. e a secretária municipal de Administração Ana Alice de Souza. O evento teve, também, a presença dos vereadores Marcelo Heitor (PSC), Wellington Paulista (UNIÃO), Luzia Martins (PDT), Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB) e Claudiney Marques (PSDB).
Com o objetivo de exercitar nos alunos um olhar crítico sobre o cotidiano, através da produção de fotos, Roberta Santos criou o “Poços, poesia em imagens”. “A iniciativa faz parte do projeto institucional do CEPOC para comemorar os 150 anos de Poços. Eu trouxe essa proposta aos alunos com o objetivo de deixá-los mais próximos da realidade tecnológica, com a questão da fotografia, a partir de uma visão deles da cidade, não só de pontos turísticos, mas também de lugares em que passam e pessoas que conhecem e acham especiais. Já a legenda é uma poesia feita por eles”, disse a professora
Ainda de acordo Roberta, as atividades foram realizadas em diversas etapas, sendo elas: estudo sobre a História da Fotografia; análise de fotografias antigas de Poços de Caldas - acervo fotográfico do site da Prefeitura; fotografar vários ângulos do Colégio CEPOC; criar um Book Fotográfico; análise de imagens cedidas exclusivamente para o projeto, pelo fotógrafo Victor Imesi; fotografar lugares, pessoas, situações cotidianas, fauna, flora, paisagens e outras possibilidades; redigir uma legenda coerente à imagem selecionada.
O diretor Artênio de Oliveira falou sobre a iniciativa. “Ficou muito bonita a exposição, parabéns à professora Roberta e à Câmara que abraçaram essa ideia magnífica. Eu sou professor de História, então eu vejo que, em primeiro lugar, a valorização do patrimônio material e imaterial da cidade é muito importante. Vemos nessa exposição que existem fotos de pessoas, lugares, monumentos, enfim, não é um projeto restritivo, porque a arte é abrangente”, afirmou.
Para ele, outro ponto importante é o de despertar nos alunos a sensibilidade. “Para reconhecer uma paisagem como um patrimônio fotográfico, material ou imaterial, é preciso ter um sentimento a respeito disso, e o fomento dessa sensibilidade é uma questão muito importante no conteúdo de artes, tanto que ele é obrigatório em toda a educação básica”.
O vereador Paulista falou da satisfação em fazer parte desse momento. “Cheguei em Poços de Caldas em 1984 e comecei a estudar na Escola Profissional Dom Bosco. Em uma oportunidade, fui convidado a participar de uma feira de ciências no Colégio Municipal. Já são quase 40 anos e esse momento está até hoje vivo em minha memória. Quando a professora Roberta me explicou essa iniciativa, a primeira coisa que pensei foi nessa minha experiência nos tempos de escola, e tenho certeza de que, assim como tive ótimas experiências naquele convívio, assim será com os alunos do CEPOC também. Então, fica meu agradecimento e os parabéns pelo projeto. Espero que, no futuro, aconteçam novas exposições, com outras escolas”, destacou.
As alunas Theodora Silvino e Anna Clara Azevedo, que leram o manifesto da mostra no evento de inauguração, compartilharam suas visões sobre o projeto. “É uma sensação incrível estar aqui, em um lugar tão grande e importante para nossa cidade, e expor a forma como vemos Poços de Caldas, que inclusive mudou com esse projeto, agora exploramos a cidade com mais profundidade”, disse.
A fotografia produzida por Theodora foi da Sra. Orlanda Conceição, a Dona Orlanda, reconhecida pelo Ministério da Cultura como mestre da cultura popular. “Ela tem 94 anos e é um patrimônio da cidade. Uma mulher negra com uma representação muito importante e ampla”, comentou a aluna do CEPOC.
Já Anna Clara, que fez uma imagem do Cristo Redentor de Poços, falou da satisfação em ter esse reconhecimento da Prefeitura e da Câmara. “É uma sensação muito boa ter o reconhecimento por esse projeto que a professora criou, de expressar nosso sentimento através da arte visual e da poesia”.
Adilson Martins, pai do estudante Vinícius Martins, também prestigiou a abertura da exposição. “Ficamos encantados de ver uma exposição dessas, primeiro por notar mais uma vez como nossa cidade é maravilhosa, e segundo por ver o Vinícius envolvido nesse projeto, que é uma oportunidade única. É um grande prazer presenciar esse momento”, declarou.
As visitas à exposição “Poços, poesia em imagens” podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.