Câmara recebe exposição fotográfica desenvolvida por alunos da Escola Sérgio de Freitas Pacheco
Imagens foram feitas por alunos do ensino fundamental II, durante a realização de um concurso de fotografia proposto pela escola
Despertar o olhar para a beleza do cotidiano e incentivar a valorização dos lugares da cidade de Poços de Caldas. Esses são os objetivos da exposição fotográfica “Esse é o meu lugar”, desenvolvida por alunos do ensino fundamental II da Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco, sob a supervisão das professoras Daniela Gilaverte e Ivani Barzagli. Na última quinta-feira (04), aconteceu a abertura da mostra, que estará no saguão de entrada da Câmara Municipal até 19 de novembro, em comemoração ao aniversário da cidade. A iniciativa em trazer o trabalho para o Legislativo é do vereador Lucas Arruda (Rede), através de Requerimento aprovado em Plenário.
A diretora Carla Maciel Fontana, a vice-diretora Thais Morgana Almeida Andrade, as professoras responsáveis pelo projeto e os alunos participantes do concurso escolar de fotografia estiveram na Câmara, durante a abertura, juntamente com o presidente Marcelo Heitor (PSC) e o vereador Lucas Arruda. O projeto “Esse é o meu lugar” foi realizado entre os meses de maio e agosto de 2021, durante as aulas remotas da escola. Nesse período, foi possível reunir um acervo com mais de 60 fotografias dos estudantes em um mural virtual. As produções foram apresentadas aos demais alunos da unidade e houve uma votação com a escolha dos trabalhos preferidos.
De acordo com as professoras envolvidas nessa ação, o foco do trabalho foi o resgate das lembranças afetivas que cada lugar fotografado desperta no autor das imagens. “Em tempos que somos privados da convivência e da liberdade, ainda assim podemos mirar o nosso olhar através das janelas, das telas e das imagens. Uma lembrança pode ser despertada por um cheiro, por um gosto familiar ou por um lugar especial. Pensando nisso, em um período de pandemia, esse concurso foi criado. Nas aulas remotas, foram trabalhados os conceitos de lugar, paisagem e espaço. Por meio de vídeos, os conceitos básicos de uma fotografia foram observados pela turma. Proporcionar aos alunos amantes da fotografia a oportunidade de registrar os lugares especiais de Poços de Caldas foi o principal objetivo desse projeto”, contaram.
Daniela Gilaverte reforça a importância do trabalho desenvolvido pelos alunos. “Tudo o que a gente faz na escola é voltado para os alunos, que são as peças mais importantes da instituição. O objetivo nosso foi despertar esse olhar amoroso para nossa cidade, reconhecer que estamos em um lugar privilegiado e bonito, que temos que lutar por ele e valorizá-lo. E nada melhor do que reconhecer pelas fotos. Nós trabalhamos com algumas memórias afetivas que os locais despertam na gente e isso foi muito bacana, apesar de termos feito à distância. Então, minha gratidão aos estudantes”, ressaltou.
Bárbara Alessandra Mendes, do 8º ano, foi uma das participantes do projeto. “As fotos representam uma forma da gente demonstrar os nossos sentimentos, por exemplo de um dia que estamos muito felizes e outro que estamos mal. Então, acho que as imagens são importantes. Achei bem legal, porque às vezes não conseguimos demonstrar o que estamos sentindo e por foto conseguimos fazer isso sem precisar dar explicação para tudo”, disse.
Segundo Lucas Arruda, é preciso fomentar a cultura, a educação e a participação do jovem nos projetos escolares, sociais e de interação com o Poder Legislativo. “Após ter conhecimento dese trabalho dos alunos da Escola Pacheco, achei de extrema importância que o projeto pudesse estar exposto na Câmara, principalmente no mês de novembro, em comemoração ao aniversário de Poços. Quero deixar registrado o empenho das professoras e da direção e, em especial, dos alunos que se dedicaram nesse concurso. O resultado final pode ser visto na Câmara, em uma exposição cheia de significado e amor por Poços de Caldas”, afirmou.
O presidente da Câmara Marcelo Heitor destacou o fortalecimento da relação Câmara e população. “Uma iniciativa muito boa, principalmente com relação a esse olhar do jovem de valorização da nossa cidade. Além da questão do aniversário da cidade, a exposição vem em um momento importante de reconhecimento, fortalecendo o espaço da Câmara e a interação entre população e Legislativo”, declarou.
As visitas à exposição podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.