Câmara recebe alunos do Projeto Habilidades de Estudo do SESC

por Imprensa publicado 20/09/2018 10h40, última modificação 16/11/2020 12h39
Visita
Câmara recebe alunos do Projeto Habilidades de Estudo do SESC

Uma das sugestões foi a construção de uma creche para idosos

Alunos do Projeto Habilidades de Estudo (PHE) do SESC Poços de Caldas participaram, nesta semana, do programa Câmara em Visita. Divididos em duas turmas de 96 estudantes, eles foram recebidos pelos vereadores Lucas Arruda (Rede) e Gustavo Bonafé (PSDB). As 30 propostas apresentadas pelos grupos serão encaminhadas à Prefeitura.

Movimento NacionalParticiparam da visita a analista do PHE Fabiana Arão, os instrutores Maria Augusta Opípari, Mariana Bonilha, Samyre Borges, Ulisses dos Reis, Camila Almeida, Daiane Florenza e Luiz Fernando Gonçalves, além das auxiliares Thaís Passos, Robertha Rodrigues e Naiane de Faria. Durante o encontro, os alunos conheceram as dependências da Câmara, receberam informações sobre as funções dos vereadores e cobraram melhorias em diversas áreas, com destaque para campanhas de conscientização sobre abandono de animais, aumento do número de vagas em creches, melhorias na sinalização de trânsito, construção de uma creche para idosos e policiamento constante em unidades escolares.

A analista Fabiana Arão comentou que a iniciativa de levar os alunos à Câmara surgiu dentro das atividades do Projeto de Habilidades de Estudo. “Temos os projetos pedagógicos que os instrutores de sala adotam e este é o motivo que estamos aqui hoje. Dentro dessa ação, nós fizemos o PHE Exercendo a Cidadania e tivemos diversas atividades para trabalhar a política e o momento das eleições que estamos vivendo. Dentre as atividades, recebemos a visita de alguns vereadores, do vice-prefeito, fizemos um trabalho legal de coleta de entrevistas com os pais e as crianças assistiram a vídeos e pesquisaram sobre os diferentes Poderes. O trabalho está sendo concluído aqui na Câmara. A nossa visita está dentro de um contexto maior de um projeto institucional”, ressaltou.

Fabiana explicou que o PHE existe em Poços desde 2014 e atende 192 alunos entre 06 e 12 anos, no contraturno escolar. “São crianças que vêm de diversas escolas, tanto públicas quanto privadas. Em um primeiro momento, elas chegam até nós, recebem acompanhamento pedagógico, auxiliamos no ‘Para Casa’, direcionamos estudo para as provas, sanando as dificuldades. Depois, eles ganham um lanche e cada dia passam por uma atividade do SESC, tanto cultural como também esportiva, como teatro, dança, coral, iniciação esportiva, aula de desenho e pintura, além dos espaços como a Biblioteca, sala de jogos, espaço audiovisual e multimídia”, informou.

O vereador Gustavo Bonafé enfatizou que o Câmara em Visita fortalece os princípios da cidadania e discute questões conceituais sobre política e democracia. “É uma possibilidade de esclarecer dúvidas e ter um diálogo direto, ouvir demandas dessa nova geração. Isso fortalece nosso trabalho e enriquece a atuação do Legislativo em Poços de Caldas”, declarou.

Para o vereador Lucas Arruda, programas institucionais como esse contribuem para a participação cada vez maior de alunos nas atividades da Câmara. “Foi muito gratificante receber essas crianças. É uma oportunidade de passarmos nossa vivência enquanto vereador, para que eles cresçam com outro olhar, conhecendo a realidade da política em nosso município. É preciso destacar que os alunos estavam muito interessados e já tinham feito um trabalho prévio com professores”, destacou.

A Câmara recebe alunos durante todo o ano. As escolas, entidades e instituições que quiserem participar do projeto devem entrar em contato pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br.