Câmara recebe a exposição “Sim, é possível: um olhar para além da rua”
A Câmara Municipal recebe, até 31 de agosto, a exposição fotográfica “Sim, é possível: um olhar para além da rua”, organizada pela Secretaria Municipal de Promoção Social em colaboração com organizações da sociedade civil parceiras que integram a Rede POP. A iniciativa de trazer a mostra para o Poder Legislativo é dos vereadores Tiago Braz (Rede) e Douglas Dofu (DEM), com apoio da presidência da Casa.
A exposição conta histórias de pessoas em trajetória de rua que foram acompanhadas pelos equipamentos públicos municipais e conseguiram restabelecer suas vidas. A ação refere-se ao dia 19 de agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Na última quinta-feira (19), aconteceu a abertura da mostra na Câmara, com a presença dos vereadores, do secretário de Promoção Social Carlos Eduardo Almeida, de servidores da pasta e de representantes de diversas instituições parceiras do serviço POP, entre elas Casa de Passagem Travessia, Casa de Passagem Trilhar, Abrigo Casa Viva e Abrigo Reviver.
O dia 19 de agosto foi reconhecido como dia em memória ao massacre ocorrido na Praça da Sé, em São Paulo, onde sete pessoas em situação de rua foram assassinadas e mais oito ficaram gravemente feridas, no ano de 2004. O massacre deu início à luta movida por pessoas em trajetória de rua e grupos sociais que se mobilizaram e criaram o Movimento Nacional da População de Rua.
Com imagens da fotógrafa Tainá Moreira e de profissionais que atuam nos serviços de atendimento às pessoas em situação de rua, a exposição quer informar à população que existem casas de passagem que oferecem ao público em trajetória de rua uma moradia provisória, com alimentação, higiene e um trabalho psicossocial visando à reinserção desse sujeito ao convívio familiar e comunitário. “Essa mostra é muito importante por se tratar de um assunto de pouco conhecimento e envolvimento da sociedade em geral. Eu acredito na recuperação do ser humano, mas precisamos trazer esse assunto para discussão com a população e o poder público, para juntos conseguirmos avançar ainda mais no atendimento e acompanhamento das pessoas em situação de rua. Para isso acontecer é necessário a conscientização e união de todos. Além disso, é importante para mostrar as políticas públicas voltadas para essa área no município e os efeitos positivos que elas conseguem atingir em muitas pessoas que estão em situação de rua”, diz o vereador Tiago Braz.
O vereador Douglas Dofu ressalta que a exposição vem tocar e sensibilizar todas as pessoas para essa questão. “A intenção é que todos olhem para as pessoas em situação de rua, que vivem em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade. Uma vez estabelecidas políticas públicas voltadas a essas pessoas, garantindo a dignidade da pessoa humana, quando elas passam a ser acompanhadas pelos equipamentos públicos municipais, logo, conseguem restabelecer suas vidas. Assim, para comemorar o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, dia 19 de agosto, e para refletirmos sobre esta questão, buscamos trazer a exposição para dentro desta Casa de Leis”, destaca.
Carlos Eduardo Almeida comenta que a data 19 de agosto merece uma reflexão. “A exposição aqui na Câmara, com total apoio da presidência e dos servidores que puderam colaborar, traz histórias de sucesso, de pessoas que, por algum motivo, foram para a rua e conseguiram, através de um trabalho técnico e social, a retomada de uma vida. Podem recair? Podem. Mas estaremos aqui para apoiá-los novamente, mostrando à sociedade que sim, é possível que as pessoas tenham uma nova vida, sim, é possível que possam ter um horizonte diferenciado e caminhar junto conosco. Então, nos traz muita felicidade em poder ter um espaço na Casa do Povo”, afirma o secretário.
Psicólogo na Casa de Passagem Trilhar, Juliano Cristian Francisco conta como nasceu a ideia da exposição. “Essa exposição nasceu de uma pesquisa simples. Eu estava procurando oficinas novas que pudesse implementar na Casa de Passagem e apareceu a questão do dia 19 de agosto, isso há três meses. Percebi que a população de Poços não sabe o trabalho que é desenvolvido dentro de uma Casa de Passagem. Então pensei, por que não trazer os casos de sucesso, pessoas que se organizaram, estão em seus lares, de volta para a família, deixaram o serviço das instituições e hoje estão bem? Conversei com os vereadores Tiago, Dofu e Lucas Arruda e também na Promoção Social. Eles abraçaram a ideia e acharam legal a gente mostrar o lado positivo do nosso trabalho. Mostrar que uma Casa de Passagem conta com uma equipe grande, com cuidadores, psicólogos, assistentes sociais, funcionários, coordenação. A gente faz um trabalho 24 horas por dia”, declara.
A Câmara de Poços, ao longo dos anos, tem aberto espaço para exposições e discussões de diversos temas importantes para a cidade. No início de agosto, a Casa recebeu a exposição Amamentar, em comemoração ao Agosto Dourado. “Novamente, a Câmara abre espaço para trabalhos que visam conscientizar e chamar atenção da sociedade. Dessa vez, uma parceria com a Promoção Social e esperamos contribuir com políticas públicas, principalmente aquelas direcionadas aos menos favorecidos, que precisam do apoio da sociedade civil. Fico muito feliz em ver vereadores engajados em temas como este”, finaliza o presidente do Poder Legislativo, vereador Marcelo Heitor (PSC).