Câmara realiza segundo encontro do Parlamento Regional Mantiqueira

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Fortalecimento do Legislativo

Na próxima sexta-feira (25), às 15h, no Plenário, a Câmara realiza o segundo encontro para discutir a criação do Parlamento Regional Mantiqueira, formado por municípios do sul e sudoeste de Minas Gerais. A proposta, de autoria do presidente da Casa, vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), foi apresentada em agosto desse ano, durante uma reunião com vereadores de 15 municípios da região.

O objetivo do segundo encontro é a votação do Regimento Interno e eleição da Mesa Diretora da associação. Segundo o presidente Carlos Roberto, o Parlamento tem a finalidade de promover a integração entre as cidades e fortalecer os Legislativos Municipais. “Tivemos o primeiro encontro e a resposta foi muito positiva. Contamos com a presença de vários presidentes e de vereadores que vieram apoiar essa iniciativa. A expectativa é que as Câmaras interessadas já tenham dando andamento no projeto que autoriza a associação ao Parlamento Mantiqueira”, afirma.

Ainda de acordo com o presidente, a intenção é que a formação de um conjunto de Câmaras Municipais agregue esforços e trabalhe pela defesa dos direitos e interesses dos cidadãos. “O Parlamento propicia a união dos Poderes, no intuito de levar, sobretudo aos Governos do Estado e Federal, as necessidades da região. Avalio como um fato de grande importância, pois o Parlamento vai além de uma associação. Acontecerão reuniões periódicas, oportunidade em que os vereadores, ouvindo a população, trarão as demandas para os encaminhamentos necessários”, destaca.

Na primeira reunião promovida pela Câmara, participaram presidentes de Câmaras e vereadores de 15 municípios: Guaxupé, Caldas, Campestre, Botelhos, Machado, Varginha, Bocaina de Minas, Natércia, Olímpio Noronha, Poço Fundo, Córrego do Bom Jesus, Divisa Nova, São João Batista do Glória, Senador José Bento e Itamogi. O encontro contou também com a presença de vereadores de Águas da Prata (SP) e São Sebastião da Grama (SP) e de representantes do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano da Mogiana.

registrado em: