Câmara realiza Plenária Final do Parlamento Mulher

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Votação de propostas
Câmara realiza Plenária Final do Parlamento Mulher

Grupos de Trabalho elaboraram o documento base para votação na Plenária Final

Na próxima segunda-feira (09), às 18h30, a Câmara de Poços realizará a Plenária Final do Parlamento Mulher 2023, projeto criado por meio de Resolução n°885/2022, de autoria da vereadora Regina Cioffi (PP). Nesta semana, foram realizados os grupos de trabalho, oportunidade em que as participantes discutiram as propostas apresentadas e elaboraram um documento base para votação no encontro final.

As sugestões contemplam os cinco temas abordados durante o projeto. Entre outras, serão votadas as seguintes propostas relacionadas à pauta Violência Doméstica e Familiar: criação do CRAM- Centro de Referência à Mulher, resultado de uma parceria entre o Município, Estado e União, possibilitando atendimento humanizado, com a integração de serviços especializados no mesmo local para os diversos tipos de violência, incluindo população indígena, quilombola, bem como formação de promotoras legais populares; elaboração e divulgação anual do Dossiê de Registros e Divulgação dos Índices de Violência Contra a Mulher, com a intenção de promover o combate à violência doméstica nos bairros com maior estatística apurada.

Sobre a Violência nos Espaços Institucionais de Poder e Assédio Sexual, serão votadas: implementação de um Centro de Apoio às Mulheres, com uma equipe multidisciplinar, onde será promovido a conscientização social sobre o direito da mulher, acolhimento, redes de apoio, campanhas, palestras e informativos, tanto no Centro de Apoio quanto em escolas e empresas; criação do “Dia da Conscientização dos Direitos das Mulheres”, a ser comemorado, anualmente, em dia a ser determinado por um contexto sócio-histórico.

O terceiro tema, Saúde da Mulher, aborda várias propostas, entre elas: implantação, juntamente com a Secretaria de Saúde, no âmbito do SUS, o programa permanente de saúde feminina da criança e da adolescente; realização de mapeamento, com o auxílio dos postos de saúde da família, de dados referentes à mulher cuidadora de criança com deficiência, visando à conscientização para que as mesmas realizem periodicamente os exames médicos necessários e importantes para sua saúde.

Com relação ao tema O Espaço da Mulher no Esporte e na Cultura, estarão em debate: apoio das Secretarias de Esportes e de Cultura para destinação de verbas, espaços e campanhas, com o objetivo de incentivar a participação das mulheres, inclusive as de 50+, em projetos de esporte, cultura e lazer; valorização e reconhecimento das mulheres importantes no esporte e cultura de Poços de Caldas, a fim de incentivar as futuras gerações.

O último tema, Mulheres na Política, discutirá: execução de campanhas favorecendo o protagonismo feminino em cargos de liderança, conscientizando sobre a diferença exercida por uma mulher na política e incentivando os votos de mulheres para mulheres em meios públicos; divulgação de eventos e campanhas para a valorização das mulheres líderes comunitárias e políticas que fazem parte da história do município, para que possam contar a experiência obtida.

Para a vereadora Regina Cioffi, a primeira edição do Parlamento Mulher foi um sucesso e a expectativa é que o projeto continue fazendo a diferença na vida das mulheres de Poços. “No próximo ano iremos aprimorar mais ainda, para que haja participação mais efetiva das mulheres, para que elas tenham mais oportunidades, independentemente de serem agentes políticos ou não, que elas possam participar das políticas públicas votadas ao público feminino”, declarou.

A Plenária Final terá transmissão ao vivo pelas páginas da Câmara no Facebook e YouTube.