Câmara realiza lançamento do Parlamento Jovem 2021

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Formato online
Câmara realiza lançamento do Parlamento Jovem 2021

Coordenação municipal apresentou informações do projeto a alunos do ensino médio

O lançamento virtual do Parlamento Jovem 2021 na Câmara de Poços acontece na quinta-feira (08), às 14h. Neste ano, oito escolas do município participam do projeto, que tem como tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.

Ao todo, foram disponibilizadas 40 vagas para alunos de ensino médio das escolas que fizeram inscrição para o PJ: Escola Profissional Dom Bosco, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Colégio Nini Mourão, Colégio CEPOC, Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari e Colégio Objetivo. Durante a última semana, a coordenação municipal, a convite de professores das unidades de ensino, mobilizou estudantes durante encontros remotos, apresentando o cronograma e demais informações do projeto.

O tema de 2021 é um desdobramento do ano passado, segundo explicou Tais Ferreira, coordenadora e diretora da Escola do Legislativo. “Em 2020, não foi possível realizar todas as etapas do projeto em virtude da pandemia, mas sabemos da relevância deste assunto para nossa sociedade. Este ano, vamos proporcionar uma formação mais ampla sobre o tema e trabalhar conjuntamente com outros municípios de nosso polo para que as discussões não fiquem apenas em Poços de Caldas”, ressalta.

As atividades serão no formato online e já estão previstas cinco oficinas de formação política. Elas abordarão, entre outros temas: Educação Política, Constituição Federal, Papel do Vereador , como tramita uma lei e as Leis Orçamentárias. Estão programados, ainda, o encontro regional, que será realizado na cidade vizinha de Caldas, e a Plenária Municipal, ambos no mês de junho. Além desses eventos, o cronograma prevê, também, a realização de Plenárias Microrregionais, Regional e Estadual, sendo a primeira uma novidade desta edição do projeto.

Polo Sudoeste

Neste ano, Poços de Caldas passou a ser sede regional do Polo Sudoeste, que agora é composto pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Monte Belo, Muzambinho e Passos. Desde o início do mês de março, a coordenação municipal do projeto tem participado de reuniões com as demais cidades para definir detalhes, inclusive com relação a encontros remotos.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. A Câmara de Poços participa do projeto desde 2009.