Câmara realiza cerimônia de Irmanação entre Poços e Águas da Prata

por Imprensa publicado 25/10/2019 13h20, última modificação 16/11/2020 12h39
Lei Municipal
Câmara realiza cerimônia de Irmanação entre Poços e Águas da Prata

Cerimônia contou com a presença do prefeito de Poços, do vice-prefeito de Águas da Prata e dos presidentes da Câmaras dos dois municípios

Na noite da última terça-feira (22), a Câmara de Poços realizou a cerimônia de assinatura do Ato de Irmanação entre as cidades de Poços de Caldas e Águas da Prata (SP). O evento contou com a presença do prefeito Sérgio Azevedo, do vice-prefeito da cidade de Águas da Prata Ricardo Sassaron, do presidente da Câmara de Águas da Prata vereador José Sebastião Chiodeto e de vereadores dos dois municípios.

Em maio desse ano, o Executivo sancionou a Lei Municipal n. 9320 que concede o título de cidade-irmã ao município vizinho. O projeto de irmanação aprovado pela Câmara de Poços é de autoria do presidente da Casa, vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC). O Ato de Irmanação, de acordo com o projeto apresentado pelo presidente, tem como finalidade a consolidação dos vínculos existentes entre os dois municípios, sobretudo em relação aos interesses comuns à população, uma vez que fazem fronteira e são divididos por apenas uma rua no bairro Vila Brasil de Nossa Senhora Aparecida (Marco Divisório). A matéria estabelece, ainda, a promoção de intercâmbio cultural, social, turístico, econômico e político.

Durante o evento, o vice-prefeito da cidade de Águas da Prata falou da importância dessa iniciativa e dos projetos que podem ser desenvolvidos daqui para frente, visando ao crescimento das duas cidades. “Queria parabenizar o presidente pela iniciativa, acho que eu sou um privilegiado por estar aqui hoje, pois morei 29 anos na divisa dos Estados. Sei da importância e fui um dos que lutou para uma melhor convivência entre os dois municípios, por serem tão próximos. Além disso, os bairros mais afastados do centro sofrem com problemas como a segurança e a saúde. Já assinamos um convênio, estamos participando juntos, acho que essa ideia de cidades-irmãs nos proporciona a abertura de um leque muito grande, pois a expectativa que temos hoje no Brasil inteiro, não só nas duas cidades, é um crescimento e sabemos do potencial de cada município, tanto Poços como Águas da Prata”, comentou.

O presidente da Câmara de Poços, vereador Carlos Roberto, afirmou que a expectativa é de uma grande parceria entre as duas cidades. “Realizamos o Ato de Irmanação entre os dois municípios e, primeiramente, preciso dizer que foi uma solenidade muito importante. A partir de agora, as parcerias que já existem serão aprimoradas e faremos novos convênios. O que depender do Legislativo será feito e do Executivo, em termos de ações efetivas para aquela comunidade, também. Então, desejo realmente muito êxito nessa Irmanação, tenho certeza que não ficará apenas no Ato, e a partir daí que sejam feitas as melhorias necessárias para o bem de todos, sobretudo dos moradores que vivem no bairro Marcos Divisório”, disse.

O evento foi marcado, também, pela apresentação do Quarteto de Cordas do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani, formado pelo professor Rafael Sisti e pelos músicos Ênio Leonardo Acácio, Guilherme Bernardes e Jorge Luís dos Santos. O vídeo da solenidade está disponível na página do Legislativo no YouTube.