Câmara promove debate sobre interrupções no fornecimento de água em Poços

por Imprensa publicado 23/05/2019 17h55, última modificação 16/11/2020 12h39
Reclamação
Câmara promove debate sobre interrupções no fornecimento de água em Poços

Evento reuniu moradores de diversos bairros da cidade, além de servidores do DMAE

Na última quarta-feira (22), a Câmara de Poços realizou uma audiência pública para debater o tema “Interrupções no fornecimento de água por parte do DMAE”. O encontro atendeu a um requerimento do vereador Pedro Gonçalves Magalhães Júnior (PSDB) e contou com a presença de moradores de diversos bairros da cidade, do diretor-presidente do DMAE Antônio Roberto Menezes, além de outros servidores da autarquia, e da assessora Jurídica do Procon Dra. Fernanda Soares.

De acordo com o vereador Pedro Magalhães, o objetivo da audiência foi proporcionar uma oportunidade de diálogo entre o Departamento e a comunidade. Acredito que o objetivo foi atingido, que era dar voz à população de Poços de Caldas, dar esse espaço democrático para as pessoas se manifestarem, tanto consumidores comerciais como os residenciais e industriais. A finalidade foi também levar ao conhecimento do DMAE, através do diretor Menezes, todas as reivindicações para que seja apresentado um plano de ação a fim de sanar as constantes interrupções no fornecimento de água", ressalta o parlamentar.

Durante a audiência, várias pessoas usaram a Tribuna para considerações e questionamentos. Além de relatos sobre a interrupção no fornecimento de água em diversos bairros, foram abordados assuntos envolvendo a recomposição asfáltica após obras do DMAE, a coloração amarelada da água em algumas ocasiões, a preocupação com a falta de água em residências com crianças e escolas, o aumento do número de reservatórios, entre outros.

De acordo com o diretor Antônio Roberto Menezes, os problemas pontuais sempre vão existir. "Quem tem mil quilômetros de rede dentro da cidade e algumas delas com mais de 60 anos de idade sempre vai ter problema. É difìcil você conseguir substituir, porque enquanto você susbstuiu uma hoje, passa-se um tempo e outras precisam ser substituídas. Então, realmente, sempre acontece um problema em um lugar ou outro. Estamos trabalhando sempre para melhorar e Poços é privilegiada com relação à agua. Muitas vezes as pessoas não têm com que comparar, uma outra cidade, para ver que nós somos aqui privilegiados", afirma.

Sobre os problemas levantados pelo público durante o encontro, o diretor diz que o DMAE tem conhecimento de todos eles. "A recomposição asfáltica estamos terceirizando, o problema que houve pontual da água suja nós estamos em contato permanente com o DME para trabalharmos juntos na nossa falha e na deles, evitando que outros problemas como esse voltem a acontecer", enfatiza.

Uma das questões levantadas pela assessora Jurídica do Procon foi a divulgação das informações por parte do DMAE sobre eventuais obras e problemas no abastecimento de água. Dra. Fernanda Soares destaca que o que é planejado precisa ser levado ao conhecimento da população e sugeriu que, além do que já é feito pelo Departamento para essa divulgação, o DMAE encaminhe as informações ao Procon para que o órgão auxilie nesse processo.

Segundo Pedro Magalhães, outros assuntos foram discutidos, entre eles o projeto de lei que proíbe a cobrança da tarifa mínima de água e esgoto. "Nós nos manifestamos em relação ao projeto de lei que apresentei nessa Casa, que é para proibir a cobrança da tarifa mínima, por entender que é abusiva essa cobrança. Houve uma sinalização, que no meu entender é até positiva, de que o projeto a ser enviado da Agência Reguladora traria uma cobertura para diminuir essa cobrança da tarifa mínima, o que já é um avanço. Também debatemos a questão da qualidade da água, que por algumas vezes chega amarelada, e o Departamento se colocou à disposição para um acompanhamento mais próximo dessas reclamações. Após ter conhecimento da proporção que se tomou essas constantes interrupções, acredito que o DMAE vai tomar providências", declara.

O parlamentar afirma, ainda, que dará continuidade às discussões, inclusive acompanhando os desdobramentos da audiência. "Nós vamos acompanhar de perto essas situações e acredito que já nos próximos dias devo me reunir com o Departamento para que medidas sejam tomadas", conclui.

O vídeo da audiência pública está disponível para consulta no Portal da Câmara e na página do Legislativo no Youtube.

Alex Leandro Rosa
Alex Leandro Rosa disse:
05/06/2019 18h32
Estou aguardando a ata da audiência pública sobre interrupção do fornecimento de água junto ao DMAE mas não está disponível online ainda. Quando vai estar?
Imprensa disse:
06/06/2019 10h06
Bom dia, Alex. Consultamos a Assessoria Legislativa, responsável pela elaboração das atas, e fomos informados que o documento ainda não está disponível. Caso prefira, quando estiver ok podemos encaminhar no seu e-mail ou você pode acessar nessa página mesmo, no link Sessões e Audiências - Atas. Estamos à disposição para outras informações.
Comentários foram desativados.