Câmara presta homenagem à Escola Municipal Wilson Hedy Molinari

por Imprensa publicado 21/03/2019 15h30, última modificação 16/11/2020 12h39
70 anos
Câmara presta homenagem à Escola Municipal Wilson Hedy Molinari

Diretora e vice-diretora da instituição receberam uma placa do Legislativo

A Câmara de Poços realizou uma sessão especial, na noite da última terça-feira (19), em comemoração aos 70 anos da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari. A homenagem foi proposta pelo vereador Lucas Arruda (Rede), através de requerimento aprovado pelos demais vereadores.

A diretora Ana Maria Lobo de Carvalho e a vice-diretora Áurea Cristina Mendes Nogueira receberam uma placa do Legislativo. Durante a sessão, os vereadores também homenagearam a professora Celma Moreno de Figueiredo, o professor e ex-aluno Roberto Henrique Ramiro e familiares de Wilson Hedy Molinari, que faleceu em 1982. Ainda durante o evento, houve apresentação do Coral e da Banda Marcial da escola.

A instituição iniciou suas atividades em abril de 1948, naquele momento conhecida como Escola Primária São Sebastião. Ela foi fundada pelos Padres Oblatos de Maria Imaculada no antigo prédio da Igreja São Sebastião, bairro Vila Cruz. Em 1984, após passar por várias denominações e ações de expansão, a escola recebeu o nome de Escola Estadual Wilson Hedy Molinari, em homenagem ao Sr. Wilson Hedy Molinari. Dez anos depois, através da Resolução n. 7303, a instituição foi municipalizada, passando a denominar-se Escola Municipal Wilson Hedy Molinari.

Atualmente, a escola atende aproximadamente 600 alunos, desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. Há, ainda, a oferta de período integral para 150 alunos, propiciando diversas atividades, como natação, xadrez, cricket, ballet, tênis, judô e atletismo.

Durante seu discurso, a diretora Ana Maria Lobo falou da satisfação em receber a homenagem em nome da escola e destacou que a instituição está pautada na ideia de que a educação deve ser focada no aluno, com igualdade de oportunidades e de aprendizagem. “Vislumbra-se uma escola onde os profissionais anseiem e invistam por qualificação contínua, assumindo significativamente seu compromisso como agentes mobilizadores e mediadores no processo de construção de uma sociedade mais justa e consciente. Uma escola onde prevaleça o trabalho coletivo e integrado, visando sempre à melhoria dos resultados quantitativos e qualitativos. Que exerça a inclusão responsável e compromissada com o crescimento de todos. Que democraticamente exerça seus direitos e deveres. Enfim, uma escola que se orgulhe de cumprir seu verdadeiro papel no processo de transformação da comunidade”, disse.

O vereador Lucas Arruda ressaltou a aprovação, por unanimidade, do requerimento que solicitou a homenagem. “Quero fazer um agradecimento a todos os vereadores, porque essa é uma proposição do meu gabinete, mas ela foi acolhida e aprovada por unanimidade, então passa a ser uma homenagem do Legislativo, da Casa como um todo. Tenho um carinho muito grande pela escola. Moro naquela região e conheço muitas pessoas da comunidade escolar. Morei durante muito tempo na zona rural e, em 2009, meus pais mudaram para a cidade. Eles haviam estudado até a 4ª série na zona rural e resolveram continuar seus estudos. Concluíram juntos, na mesma sala de aula, o ensino fundamental, no EJA da escola. Então, o carinho é muito especial por todos”, enfatizou.

Ainda segundo o parlamentar, é preciso enaltecer o trabalho desenvolvido por professores e demais funcionários. “Não podemos, nesse momento deixar de falar sobre a educação. É um dia de festa, mas é preciso comentar sobre isso. A valorização das escolas, principalmente as públicas, dos professores que estão ali no dia a dia e que têm uma carga de cobrança muito intensa, cobrados até mesmo por questões fora de suas obrigações, é muito importante. Não podemos esperar que a situação financeira do município, dos governos estadual e federal se resolva para darmos uma educação de qualidade. Os alunos não vão poder esperar 10 anos. Eles precisam que essa diferença aconteça hoje. Essa falta de estrutura e todas as outras questões são supridas pela comunidade escolar, pelos professores, pelos profissionais que estão ali e tentam amenizar toda a situação”, declarou.

O vídeo da sessão especial está disponível no Portal da Câmara (www.pocosdecaldas.mg.leg.br).