Câmara incentiva participação de alunos no Parlamento Jovem de Minas

por Imprensa publicado 20/02/2019 14h00, última modificação 16/11/2020 12h39
Mobilizações nas escolas
Câmara incentiva participação de alunos no Parlamento Jovem de Minas

Dez escolas se inscreveram para a edição 2019, entre elas o Colégio Pio XII

A Câmara de Poços já iniciou as atividades do Parlamento Jovem de Minas 2019. Após reunião com professores e adesão das escolas, o Legislativo deu início às mobilizações nas unidades de ensino para incentivar os alunos a participarem do projeto. As visitas foram feitas, no mês de fevereiro, pela equipe que desenvolve o PJ em Poços e contou, ainda, com a presença dos vereadores Álvaro Cagnani (PSDB), Gustavo Bonafé (PSDB) e Lucas Arruda (Rede).

Dez escolas se inscreveram para a edição 2019 e receberam informações sobre os trabalhos: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Francisco Escobar, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Centro Educacional Poços de Caldas, Instituto Educacional São João da Escócia, Colégio Sete de Setembro, Colégio Nini Mourão, Centro Educacional Inovação, Colégio Pio XII e Escola Profissional Dom Bosco. Nesse ano, o tema do PJ é Discriminação Étnico-Racial, dividido nos subtemas Desigualdades socioeconômicas, Violências por motivo étnico-racial e Direitos às identidades e à diversidade cultural.

A próxima atividade do projeto será um curso de formação para os professores no dia 27 de fevereiro. A cerimônia de lançamento, com a presença de todas as escolas, acontecerá no dia 11 de março, no plenário da Câmara, a partir das 15h.

Em 2019, Poços de Caldas está novamente no Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de São Sebastião do Paraíso, Guaxupé e Itaú de Minas. Uma novidade nesse ano é que o município sediará o encontro regional, agendado para o mês de abril. Outras atividades serão realizadas no decorrer do ano, como as Plenárias Municipal, Regional e Estadual, além das oficinas temáticas e de formação política.

Durante a realização do projeto, os alunos devem apresentar, discutir e votar propostas sobre o tema principal. Na Plenária Municipal, as sugestões levantadas pelas escolas são repassadas aos vereadores, que fazem o encaminhamento aos órgãos competentes. Na Plenária Regional, as propostas apresentadas pelas cidades são selecionadas e seguem para a etapa estadual do projeto. Por fim, após novas votações em Belo Horizonte, as sugestões são entregues à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.