Câmara inaugura exposição em homenagem às Bandas e Fanfarras da cidade
O Dia Municipal das Bandas e Fanfarras foi instituído através de lei e consta no Calendário Oficial de Eventos de Poços
Nesta terça-feira (13), a Câmara realizou a abertura de uma exposição fotográfica em comemoração ao Dia Municipal das Bandas e Fanfarras, celebrado em 10 de setembro. A mostra, apresentada no Legislativo a pedido do vereador Wellington Paulista (UNIÃO), conta com imagens de Fanfarras e Bandas Marciais da cidade, registradas ao longo dos anos e cedidas pela União das Bandas e Fanfarras de Poços de Caldas. O trabalho foi organizado pelo presidente da instituição Leandro Amantéa Ragnoli.
O Dia Municipal das Bandas e Fanfarras foi instituído através de lei e consta no Calendário Oficial de Eventos de Poços. A data presta uma homenagem a Victor Cardinalli, que foi precursor da cultura das Bandas e Fanfarras e instrutor de diversas bandas, entre elas a Banda Marcial do Colégio Marista.
Paulista ressaltou o trabalho realizado pelas Bandas e Fanfarras na cidade. “É um dia importante, com essa homenagem e valorização dos profissionais, principalmente instrutores e professores de Bandas e Fanfarras, que fazem um trabalho fantástico junto às escolas. Ao mesmo tempo, essa exposição valoriza a Secretaria de Educação que, como pudemos acompanhar no desfile do dia 7 de setembro, tem realizado um ótimo trabalho de apoio a essas iniciativas culturais. O trabalho de socialização que essas Bandas e Fanfarras realizam com os jovens é muito importante. Eu tive a oportunidade, no passado, de tocar em uma banda, e sei que essa é uma prática muito saudável e positiva. Esse trabalho com os jovens cidadãos continua sendo muito bem feito e o poder público tem que continuar apoiando”, afirmou.
O presidente da União das Bandas e Fanfarras de Poços de Caldas e responsável pela exposição falou da importância desse espaço cedido pela Câmara. “Para nós, é muito importante que essa homenagem seja feita na Câmara, pois aqui tem sido o berço de grandes projetos para nós. Quero aproveitar essa oportunidade para agradecer, também, no nome da professora Maria Helena Braga, o trabalho da Secretaria de Educação relacionado às Bandas e Fanfarras”, disse.
Leandro citou duas proposições, uma já aprovada, que tratam de melhorias e valorização dos profissionais envolvidos. “Foi aqui na Câmara que nasceu o Projeto de Lei 02/2018, que criou o Dia Municipal das Bandas e Fanfarras. Além disso, hoje, estamos apresentando um outro projeto para ajudar no crescimento das bandas e melhorar algumas questões relacionadas à organização dos desfiles e apresentações”, comentou.
Victor Gabriel Cardinali, filho de Victor Cardinali, exaltou a homenagem do Legislativo à cultura poços-caldense e lembrou do esforço do pai para o fomento das Bandas e Fanfarras no município. “A importância da exposição é divulgar nosso trabalho na cidade, trabalho esse iniciado pelo meu pai, no Colégio Marista, Escola Dom Bosco, Escola Estadual Virgínia da Gama Salgado, Colégio Pio XII e Jesus Maria José. Ele plantou essa semente no passado e hoje estamos colhendo os frutos com muito amor e carinho. Poços de Caldas conta, hoje, com cerca de 10 a 15 bandas, e fico muito contente com essa homenagem feita para elas e muito honrado por ver que a luta iniciada pelo meu pai não foi em vão e está sendo reconhecida pelo poder público”, declarou.
O evento contou, ainda, com a presença de vários vereadores, do vice-prefeito Júlio César de Freitas, da secretária municipal de Educação Maria Helena Braga, além de outros servidores da pasta, dos integrantes da União de Bandas e Fanfarras Wellington Ricardo de Freitas, Felipe Francisco Fonseca e Elias de Araújo, de diretores de escolas da cidade, do chefe escoteiro José Henrique Cunha Santos – Fafi e de Ailton Santana, o Mestre Bucha.
A homenagem às Bandas e Fanfarras estará no saguão de entrada da Câmara até o dia 21 de setembro. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.