Câmara homenageia 115 anos do Hospital da Santa Casa

por Imprensa publicado 24/05/2019 16h35, última modificação 16/11/2020 12h39
Sessão especial

Na próxima terça-feira (28), às 19h30, a Câmara Municipal realizará uma sessão especial em homenagem aos 115 anos de fundação do Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas. O evento atende a um requerimento do vereador Lucas Arruda (Rede), aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.

O hospital foi fundado em fevereiro de 1904 e o primeiro local a abrigar a instituição foi uma casa situada na rua Marquês de Paraná, esquina da rua Direita, hoje rua Assis Figueiredo, esquina com a rua Paraíba. Na década de 30, com a necessidade de ampliação da estrutura, as autoridades da época adquiriram um terreno na rua XV de Novembro, região central de Poços, onde foi construído um prédio maior, com mais leitos e instalação de uma maternidade.

Em 1945, foi iniciada uma grande campanha em toda a cidade para a construção definitiva de um local que pudesse abrigar o hospital que, naquela época, já havia se tornado referência para inúmeros pacientes da região. No dia 20 de maio de 1962, com o apoio de autoridades e o trabalho de inúmeras pessoas que abraçaram a causa, o Hospital da Santa Casa passou a funcionar no local onde permanece até hoje.

Para o vereador Lucas Arruda, a Santa Casa, com mais de um século de dedicação e qualidade no tratamento de pacientes de Poços e região, tem a histórica entrelaçada com a solidariedade e o desejo de oferecer à comunidade espaços adequados para o atendimento. “Por reconhecermos a importância da história e do trabalho da instituição é que faremos essa homenagem. Uma homenagem justa ao hospital, que possui mais de 800 funcionários e oferece os atendimentos de hemodiálise e oncológico, além de contar com uma maternidade É preciso valorizar o hospital, conhecer esse trabalho que é feito há tantos anos e unir esforços para que os serviços sejam mantidos”, ressalta o parlamentar.

Ainda em comemoração aos 115 anos da Santa Casa, a Câmara recebe uma exposição fotográfica de 27 a 31 de maio. As imagens fazem parte do acervo histórico do jornalista Gilberto Immese e foram cedidas à instituição. As visitas podem ser feitas das 12h às 18h.

A sessão especial em homenagem à Santa Casa será transmitida pela Internet no Portal da Câmara e nas páginas da Câmara no Facebook e no Youtube.