Câmara em Visita recebe alunos do curso de Administração da PUC

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h40
Debate
Câmara em Visita recebe alunos do curso de Administração da PUC

Curso de Administração participou, pela segunda vez, do projeto Câmara em Visita

Alunos do curso de Administração da PUC Minas, campus Poços de Caldas, participaram do projeto Câmara em Visita. O encontro aconteceu na última quarta-feira (04) e contou com a presença do vereador Lucas Arruda (Rede), do coordenador do curso Vinícius Generoso Monteiro e dos professores Henrique Maia Veloso e Maria Teresa Mariano.

Essa é a segunda vez que o curso de Administração visita o Poder Legislativo. Os estudantes receberam informações sobre o trabalho da Câmara, funções dos vereadores e tramitação de projetos que chegam à Casa. Durante a simulação de uma reunião ordinária, eles discutiram três assuntos: nova licitação de transporte coletivo, implementação do meio passe universitário e proibição do uso das charretes na cidade.

O professor Vinícius Generoso, coordenador do curso, ressalta que a visita possibilita aos alunos a compreensão, na prática, dos trâmites do Legislativo e do papel do vereador e sua interlocução com a sociedade e com o Executivo. "A visita à Câmara é fundamental. Primeiramente, para a formação técnica do aluno de Administração, visto que poderá desenvolver carreira para atuar na gestão pública. Segundo, porque reforça o propósito da PUC Minas de oferecer uma formação além da técnica, uma formação mais humana e cidadã”, afirma.

Segundo o coordenador, os alunos ficaram muito motivados e envolvidos com os debates. “Eles puderam compreender a importância do papel do vereador e, como cidadãos, qual papel devem exercer na gestão do público. Esse tipo de debate provoca uma reflexão muito importante do papel do administrador na sociedade, seja qual for sua linha de atuação profissional. A interação com os órgãos públicos, em especial a Câmara, é uma oportunidade muito grande para desenvolver diversos tipos de projetos. A universidade tem como pilares o ensino, a pesquisa e a extensão. Nesse contexto, as demandas e informações do Legislativo são importantes fontes de projetos para os alunos desenvolverem e ampliarem a vivência acadêmica. A universidade pode contribuir também para o desenvolvimento de estudos e pesquisas e realizar ações cidadãs”, comenta.

A aluna Gabriela Prado, do 3º período, esteve na visita à Câmara pela segunda vez. Quando cursava o 9º ano do ensino fundamental, ela também teve a oportunidade de participar do projeto Câmara em Visita. Para a estudante, o projeto contribui muito para a formação profissional. “O Câmara em Visita vai contribuir muito para a minha formação, porque [a partir de agora] vou buscar informações sobre os vereadores, acessar o site e conhecer mais como funciona. Vou me formar em 2022 e acho que é preciso me preocupar com as leis e os projetos futuros”, diz.

Segundo Gabriela, a discussão e votação dos projetos foram as etapas mais interessantes. “Fui uma das vereadoras e achei a discussão e a votação as melhores partes. Aproveitamos muito e o resultado foi muito bom. O mais legal é o debate, conseguimos nos posicionar, falar em público e conhecer as expressões certas para utilizar naquele momento. Acredito que isso deveria acontecer sempre, pois muita gente não sabe nem onde é a Câmara, o que o vereador faz, onde se aprovam as leis. A Câmara disponibilizar um tempo para isso mostra que quer contribuir para a formação dos alunos. Eu senti uma preocupação com os futuros profissionais e isso deve acontecer também com as crianças, que foi quando eu consegui pela primeira vez conhecer o espaço”, destaca.

O vereador Lucas Arruda reforça que o projeto contribui para aproximar o cidadão da Câmara Municipal. “É a segunda vez que recebemos o curso de Administração da PUC. Agradeço a coordenação e os professores que se empenharam em levar os alunos. É um encontro muito importante para mostrar o que faz a Câmara, que as pessoas podem e devem acompanhar o trabalho dos vereadores e fiscalizar esse trabalho. Essa participação política de perto é fundamental e o projeto Câmara em Visita auxilia muito nesse sentido, aproximando o Poder Legislativo das pessoas”, declara.

As unidades de ensino que quiserem participar do projeto devem entrar em contato com a Câmara pelo telefone 3729-3877.

 

registrado em: