Câmara dos Vereadores recebe representantes do Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau

por tatiana — publicado 03/07/2020 14h34, última modificação 16/11/2020 12h39
turismo

Reunião contou também com a participação remota de alguns parlamentares

a última quarta-feira (01) a Câmara dos Vereadores de Poços de Caldas recebeu representantes do Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau ( Poços CVB). Na ocasião, foram apresentadas algumas ações que vêm sendo realizadas pela associação durante o período de pandemia.

Segundo a presidente do Poços CVB, Siomara Bonafé, o objetivo do grupo ao solicitar uma reunião era também para apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido no município ao longo dos anos, no sentido de fomentar o turismo local e fazer com que o destino Poços de Caldas seja conhecido nacional e internacionalmente, além de destacar as ações realizadas durante a pandemia.

Com uma diretoria voluntária, o Poços CVB conta hoje com cerca de 45 associados entre empresários e profissionais do setor turístico. A presidente da Associação explica que desde o início da pandemia, a diretoria tem buscado desenvolver ações junto aos associados no sentido de auxiliá-los e também incentivá-los. Além do levantamento de demandas, criação de canais de suporte, e a realização de estudos e pesquisas, foram lançadas campanhas como ‘Não cancele, remarque’, ação que segue um movimento nacional, e que busca incentivar o turista a não desistir de visitar a cidade.

“Assim que iniciou esta pandemia nós procuramos estar sempre em contato com nossos associados porque vimos a importância de estarmos juntos neste momento. Nós fomos munindo todos com informações sobre tudo o que acontecia no Brasil, notícias de várias regiões do país, informações importantes da área de turismo, pensando sempre em ações positivas para auxiliá-los a passar por essa crise”, destacou Siomara.

Os representantes também apresentaram o Selo de Cuidado e Proteção Superior, destinado a estabelecimentos e serviços ligados ao turismo na cidade. Segundo a presidente, o modelo já foi apresentado à administração municipal, mas ainda não tem uma data para implantação. A ideia é que os estabelecimentos que ofereçam serviços de qualidade e excelência recebam o selo. “Nós já apresentamos para a prefeitura, este é um selo de qualidade e confiança, quer dizer que o estabelecimento tendo esse selo, sabe que será monitorado, ele recebe pela qualidade que oferece e é monitorado para que continue oferecendo esse serviço,” disse a presidente do Poços CVB.

Siomara também falou da expectativa do setor pela retomada do turismo no município, destacando a necessidade de a reabertura ser feita após análises, estudos, planejamento e estratégias seguras, seguindo orientações dos órgãos de saúde. “Nós estamos trabalhando, conscientizando os nossos governantes através de pesquisas de cidades turísticas do Brasil, mostrando como Poços está fazendo um trabalho excelente na saúde. Nós ajudamos a elaborar os protocolos sanitários dos hotéis, dos estabelecimentos para eventos, com todas as precauções e foi entregue ao Dr. Mosconi. Estamos trabalhando para isso, junto ao eixo Turismo e Secretaria de Desenvolvimento, mas ainda não temos data para uma retomada,” apontou Siomara.

O vereador Gustavo Bonafé (PDT), que intermediou a reunião com os representantes da Associação, comentou sobre a importância da Câmara se dispor a debater sobre assuntos de interesse da comunidade. “É importante a Câmara estar aberta para receber manifestações de representantes de todos os setores, principalmente aqueles mais afetados por todo o contexto e cenário da pandemia. Quando falamos da retomada do turismo, a gente não está falando da retomada imediata, mas todo retorno carece de uma análise de impacto, planejamento, restruturação de ações e espaços, demanda a busca de soluções imediatas e futuras para que o setor possa vencer a crise que está enfrentado. Então, receber representantes de uma organização da sociedade civil que tenha propostas importantes e relevantes nesse sentido, é fundamental para que a gente possa somar esforços e sair dessa situação o mais rápido possível, sempre respeitando as decisões das autoridades de saúde e sanitárias do município”, destacou o vereador.

Sobre o Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau

O Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau é uma associação privada sem fins lucrativos e sem vinculação político-partidária, que tem como objetivo apoiar a captação de eventos, promover e divulgar a cidade, além de capacitar e treinar os profissionais ligados ao turismo para receber bem o visitante. A associação se mantém através das mensalidades das empresas associadas e do room tax, taxa opcional paga pelos turistas nos hotéis associados.