Câmara discute abastecimento de água durante audiência pública

Reivindicações
Câmara discute abastecimento de água durante audiência pública

Debate foi proposto pelos vereadores Kleber Silva e Diney Lenon

A Câmara de Poços promoveu uma audiência pública, na última quarta-feira (24), para discutir o tema Abastecimento de Água no Município. O encontro foi proposto pelos vereadores Kleber Silva (Novo) e Diney Lenon (PT), através de requerimentos apresentados em Plenário.

Com a presença do diretor-presidente do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) Paulo César Silva, além de vários servidores da autarquia, do secretário Municipal de Planejamento Antônio Carlos Alvisi e de moradores de diversos bairros da cidade, a audiência abordou temas envolvendo o serviço prestado à população. Utilizaram a Tribuna representantes dos bairros Parque Primavera, Parque Pinheiros e Monte Verde e questionamentos foram enviados, também, pelo WhatsApp da Câmara, entre eles de moradores do bairro Santa Maria que relatavam problemas referentes ao desabastecimento de água.

Durante o encontro, servidores de diferentes áreas do DMAE fizeram apresentações sobre o trabalho desenvolvido. Foram abordados temas referentes à escassez de recursos hídricos, combate às perdas, abastecimento público, ações da Divisão Comercial, tais como atendimentos, plano de ação e melhorias, Estações de Tratamento de Água e monitoramento da qualidade da água captada, tratada e distribuída. Os profissionais explicaram, ainda, como são divididos os casos de desabastecimentos por manutenção: pontual (quebra ou entupimento de ramal predial); local (quebra ou entupimento de redes de distribuição de pequenos diâmetros em ruas de abastecimento isolado); microrregião (quebra de redes e demais dispositivos do sistema de distribuição de água, cuja zona de fechamento afeta pequenos bairros e regiões); região (quebra de adutoras, dispositivos do sistema de distribuição ou bombeamento); zona de abastecimento (quebra de adutoras, dispositivos do sistema de captação, tratamento ou bombeamento).

Para o vereador Kleber Silva, apesar de extensa, a audiência foi muito proveitosa. “Os funcionários estavam muito bem preparados e mostraram quais são as reais qualidades do DMAE. Porém, nós precisamos concretizar todo esse processo, a partir do momento que não tenhamos mais falta de água, dor de cabeça em atendimento do telemarketing, isso tudo falta a gente terminar. Acredito que agora, com as soluções que o diretor do DMAE anotou e levou, vão fazer um trabalho para ajustar tudo isso. A preocupação também, nesse momento, é saber da dívida do DMAE, todos esses problemas financeiros que precisam ser resolvidos, justamente através de melhoria do preço da água, que hoje é muito barata. Espero que o diretor consiga sanar os problemas das contas altas, segundo ele são 1500 contas que precisam de reavaliação, e tenho certeza que com isso vamos conseguir resolver parte do problema que, hoje, somos cobrados pela população”, afirmou.

Diney Lenon ressaltou que a audiência permitiu que DMAE tivesse acesso às demandas que chegam aos vereadores. “A audiência foi muito positiva no sentido de que nós tivemos a participação de autoridades que levaram todo o conhecimento técnico para mostrar para a Câmara, ou seja, os projetos que estão sendo desenvolvidos, os avanços e melhorias e todo o trabalho feito pelos servidores, desde aquela pessoa que trabalha abrindo valas, consertando problemas imediatos, até os altos cargos que fazem estudos e projetos. Foi importante também porque, além dessa oportunidade que tivemos de conhecer de forma mais profunda o trabalho, essas autoridades também puderam conhecer as demandas que chegam até os vereadores e essas demandas não são poucas, são demandas que significam, de fato, a pessoa abrir a torneira e não ter água. Por mais que tivemos na audiência explicações, motivos, razões e gráficos, o que acontece de fato é que tem faltado água e isso preocupa”, disse.

O vereador falou, ainda, da preocupação com possíveis mudanças na legislação do DMAE. “Um dos pontos que gostaria de destacar nessa audiência é a preocupação com a possível mudança da legislação municipal que concede ao DMAE exclusividade na exploração e distribuição da água. Como foi colocado pelo diretor, existe uma possibilidade de abertura de capital, de privatização ou algo nesse sentido. Essa foi uma preocupação levantada na audiência.

Ressalto, ainda, as sugestões que foram feitas e acatadas pelo DMAE, como a confecção de uma conta de água mais clara para as pessoas, com letras maiores, e outras demandas nesse sentido”, finalizou Diney.

O vídeo da audiência, com todas as apresentações feitas, está disponível para consulta na página da Câmara no YouTube.