Câmara de Poços participa do III Encontro da Rede Mineira de Escolas do Legislativo
Diretora da Escola do Legislativo de Poços falou sobre preparação dos parlamentares para exercício do cargo
O III Encontro da Rede Mineira de Escolas do Legislativo aconteceu, de forma virtual, nos dias 16 e 17 de dezembro. O evento, que tem o apoio da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, reuniu representantes de diversas Câmaras Municipais do estado. A Escola do Legislativo de Poços marcou presença nas atividades com a participação da diretora Tais Ferreira e do vereador Lucas Arruda (Rede), que foram convidados para os debates.
A abertura foi feita pela gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG Ruth Schmitz de Castro e pelo professor Alexandre Eustáquio Teixeira da PUC Minas, campus Belo Horizonte. O objetivo do encontro foi fortalecer a construção da rede e disseminar boas práticas e conhecimentos entre os participantes. Nestes dois dias, aconteceram mesas de debates, estudos de caso e um painel com apresentações de diversas escolas do estado. Todas as atividades aconteceram remotamente e foram transmitidas pelo canal do Youtube da Escola do Legislativo da ALMG.
No primeiro dia do evento, o vereador Lucas Arruda participou de uma mesa de debates com o tema “Jovens, Cidadania e Política”, acompanhado de outros jovens parlamentares. A mediação foi feita pelo coordenador estadual do projeto Parlamento Jovem de Minas Ricardo Moreira e teve como finalidade discutir a importância da educação para a cidadania nos municípios.
A diretora da Escola do Legislativo de Poços Tais Ferreira participou, no dia 17, da mesa que abordou “A preparação dos parlamentares para o exercício do cargo”. O debate contou, também, com o supervisor da Escola do Legislativo de Juiz de Fora Sérgio Loures e do professor da Escola do Legislativo da ALMG Wladimir Rodrigues. O intuito desse momento foi discorrer sobre as atividades que podem ser desenvolvidas pelas escolas a fim de preparar candidatos e vereadores eleitos para o exercício de seu mandato. “As Câmaras Municipais devem prezar por um Legislativo cada vez mais preparado para lidar com as demandas da sociedade atual. É necessário oferecer atividades preparatórias tanto aos candidatos que queiram ocupar as cadeiras do Parlamento como aos vereadores eleitos no pleito municipal. São estas ações que atenderão, inclusive, o cumprimento do princípio da eficiência da administração pública no Poder Legislativo, pois elas proporcionam aos parlamentares conhecimentos para realizarem suas atividades em prol do interesse público”, afirma Tais.
A Escola do Legislativo de Poços também participou, com outras 10 Escolas do estado, de uma apresentação das atividades desenvolvidas ao longo dos anos. Criada em 2008, a Escola de Poços é destinada à capacitação dos agentes políticos e servidores, além da promoção de atividades de educação para a cidadania à população poços-caldense.
Ainda durante o evento, aconteceu a apresentação do perfil das Escolas do Legislativo de Minas Gerais. A pesquisa, realizada por representantes das Câmaras Municipais de Belo Horizonte, Betim, Ponte Nove, Maria da Fé e Poços de Caldas, entre os meses de julho a outubro deste ano, mapeou as 94 escolas de Minas Gerais e o resultado será transformado em um artigo científico de autoria destes membros da Rede. A palestra “Mapas Conceituais: Construção Colaborativa de Conhecimentos” encerrou a programação do III Encontro e foi ministrada por Paulo Correia, professor da Universidade de São Paulo (USP), e por Ivan Capdeville Júnior, professor e redator da ALMG.
A Rede Mineira de Escolas do Legislativo vem sendo construída ao longo da última década, mas foi somente este ano, com o apoio técnico da ALMG, que sua estruturação foi possível. Seu objetivo principal é a expansão dos trabalhos já desenvolvidos pelas escolas através de parcerias com outras Câmaras Municipais do estado, assim como a troca de materiais didáticos e recursos humanos.