Câmara de Poços participa do III Encontro da Rede Mineira de Escolas do Legislativo

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Debates
Câmara de Poços participa do III Encontro da Rede Mineira de Escolas do Legislativo

Diretora da Escola do Legislativo de Poços falou sobre preparação dos parlamentares para exercício do cargo

O III Encontro da Rede Mineira de Escolas do Legislativo aconteceu, de forma virtual, nos dias 16 e 17 de dezembro. O evento, que tem o apoio da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, reuniu representantes de diversas Câmaras Municipais do estado. A Escola do Legislativo de Poços marcou presença nas atividades com a participação da diretora Tais Ferreira e do vereador Lucas Arruda (Rede), que foram convidados para os debates.

A abertura foi feita pela gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG Ruth Schmitz de Castro e pelo professor Alexandre Eustáquio Teixeira da PUC Minas, campus Belo Horizonte. O objetivo do encontro foi fortalecer a construção da rede e disseminar boas práticas e conhecimentos entre os participantes. Nestes dois dias, aconteceram mesas de debates, estudos de caso e um painel com apresentações de diversas escolas do estado. Todas as atividades aconteceram remotamente e foram transmitidas pelo canal do Youtube da Escola do Legislativo da ALMG.

No primeiro dia do evento, o vereador Lucas Arruda participou de uma mesa de debates com o tema “Jovens, Cidadania e Política”, acompanhado de outros jovens parlamentares. A mediação foi feita pelo coordenador estadual do projeto Parlamento Jovem de Minas Ricardo Moreira e teve como finalidade discutir a importância da educação para a cidadania nos municípios.

A diretora da Escola do Legislativo de Poços Tais Ferreira participou, no dia 17, da mesa que abordou “A preparação dos parlamentares para o exercício do cargo”. O debate contou, também, com o supervisor da Escola do Legislativo de Juiz de Fora Sérgio Loures e do professor da Escola do Legislativo da ALMG Wladimir Rodrigues. O intuito desse momento foi discorrer sobre as atividades que podem ser desenvolvidas pelas escolas a fim de preparar candidatos e vereadores eleitos para o exercício de seu mandato. “As Câmaras Municipais devem prezar por um Legislativo cada vez mais preparado para lidar com as demandas da sociedade atual. É necessário oferecer atividades preparatórias tanto aos candidatos que queiram ocupar as cadeiras do Parlamento como aos vereadores eleitos no pleito municipal. São estas ações que atenderão, inclusive, o cumprimento do princípio da eficiência da administração pública no Poder Legislativo, pois elas proporcionam aos parlamentares conhecimentos para realizarem suas atividades em prol do interesse público”, afirma Tais.

A Escola do Legislativo de Poços também participou, com outras 10 Escolas do estado, de uma apresentação das atividades desenvolvidas ao longo dos anos. Criada em 2008, a Escola de Poços é destinada à capacitação dos agentes políticos e servidores, além da promoção de atividades de educação para a cidadania à população poços-caldense.

Ainda durante o evento, aconteceu a apresentação do perfil das Escolas do Legislativo de Minas Gerais. A pesquisa, realizada por representantes das Câmaras Municipais de Belo Horizonte, Betim, Ponte Nove, Maria da Fé e Poços de Caldas, entre os meses de julho a outubro deste ano, mapeou as 94 escolas de Minas Gerais e o resultado será transformado em um artigo científico de autoria destes membros da Rede. A palestra “Mapas Conceituais: Construção Colaborativa de Conhecimentos” encerrou a programação do III Encontro e foi ministrada por Paulo Correia, professor da Universidade de São Paulo (USP), e por Ivan Capdeville Júnior, professor e redator da ALMG.

A Rede Mineira de Escolas do Legislativo vem sendo construída ao longo da última década, mas foi somente este ano, com o apoio técnico da ALMG, que sua estruturação foi possível. Seu objetivo principal é a expansão dos trabalhos já desenvolvidos pelas escolas através de parcerias com outras Câmaras Municipais do estado, assim como a troca de materiais didáticos e recursos humanos.

registrado em: