Câmara celebra 60 anos da Psicologia no Brasil
Atendendo a um Requerimento da vereadora Luzia Martins (PDT), a Câmara de Poços realizou uma sessão especial em homenagem aos 60 anos da Psicologia no Brasil. O evento reuniu, na noite da última terça-feira (30), profissionais da área que atuam em diversos setores do município, além da secretária de Educação Maria Helena Braga e da conselheira Referência do CRP-MG na região do sul de Minas Cláudia Esposito. Estudantes de Psicologia também prestigiaram a solenidade.
A sessão foi marcada pela entrega de uma placa comemorativa à conselheira do CRP-MG. Outros psicólogos também foram homenageados com um diploma, representando os demais profissionais de Poços: Andreia Cristina Achel, coordenadora da Proteção Social Básica na Secretaria Municipal de Promoção Social; Andriele Franco Pereira, coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras; Carolina de Siqueira Coutinho, professora universitária, idealizadora e organizadora da Gincana de Saúde Mental em suas oito edições; Cristiano de Jesus Andrade, responsável técnico pelo CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e professor no curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras; Fernanda Mendes Resende, professora no curso de Psicologia da PUC Poços de Caldas; Regiane de Souza Quinteiro, coordenadora do curso de Psicologia da PUC Poços de Caldas; Roseli Aparecida de Melo, psicóloga do CAPS I; Sueli Martins de Sousa, presidente da Associação Regional de Psicólogos do Sul e Sudoeste Mineiro.
Ainda durante o evento, houve uma homenagem póstuma a Celso Patelli, que faleceu no início deste ano. Psicólogo, psicanalista, profissional atuante na assistência social da cidade e professor universitário, Celso empenhou-se na luta pelas minorias, desenvolvendo um trabalho que reconhecia as dificuldades enfrentadas pelas pessoas transexuais. Além disso, instituiu protocolos para o atendimento específico desta população e construiu e delineou o andamento de muitos projetos. A esposa Camila Martins Damas Patelli e a mãe de Celso Patelli Sílvia Cristina Lopes Fernandez receberam um diploma das mãos da vereadora Luzia.
Para a legisladora, foi um momento de exaltar as conquistas da categoria até a presente data. “Esta sessão celebra os 60 anos da psicologia como ciência e profissão no Brasil e, para além disso, permite que reconheçamos o trabalho desenvolvido por algumas instituições que têm compromisso com as proposituras que a Psicologia traz consigo, como é o caso do Conselho Regional de Psicologia, que nos convidou e fomentou tal iniciativa. É importante mencionar que este é um momento que pretende exaltar as conquistas que a categoria teve até o presente e, ainda, fomentar que novas conquistas sejam possíveis, vislumbrando sempre o acesso de todos aos seus direitos por meio dos campos de atuação que a Psicologia vem ocupando”, ressaltou Luzia Martins.
Cláudia Esposito, durante sua fala, enalteceu os 60 anos da profissão. “É uma honra para mim estar aqui nesta noite, representando o Conselho Regional de Psicologia, onde comemoramos os 60 anos dessa senhora sexagenária chamada Psicologia, que venceu desafios. Uma senhora considerada rebelde e agressiva pelos temas que ela aborda, pelo seu compromisso ético com a democracia, os movimentos sociais, a saúde daqueles que necessitam de atenção, com a assistência social e tantos campos do saber onde ela pode ser aplicada”, disse.
O Coral Jovem do SESC, sob a regência da professora Flávia Granato, se apresentou durante a solenidade. O vídeo da homenagem aos 60 anos da Psicologia está disponível na página da Câmara no YouTube.