Câmara aprova projeto que inclui no Calendário de Eventos a Semana da Diversidade
Projeto de Lei, de iniciativa da vereadora Luzia Martins (PDT), foi aprovado no final do mês de abril
De autoria da vereadora Luzia Martins (PDT), o Projeto de Lei n. 120/2023 inclui no Calendário Comemorativo e de Eventos do Município a Semana da Diversidade. A proposta foi aprovada pela Câmara, em segunda discussão, no final do mês de abril.
O objetivo principal dessa nova ação é incentivar debates, palestras e discussões abrangendo todo e qualquer gênero, origem étnica, convicções religiosas, orientação sexual, habilidade ou formações diferenciadas, visando à reflexão e à expansão de conhecimentos sobre a realidade dos outros. A finalidade é, também, estimular a empatia, transformação e melhora nas relações interpessoais.
Segundo a autora, é preciso discutir sobre o que é diverso, sobre o que é diferente. “A palavra diversidade nos remete a tudo aquilo que é diferente, tudo o que é plural. Pensando na diversidade, nós pensamos na cultura, nas questões biológicas, étnicas e linguísticas. Então, o objetivo é contemplar todas as pessoas, principalmente as pessoas que são de grupos minoritários, sejam eles ligados a questões raciais, religiosas, de gênero, culturais, de corpo, de orientação sexual, deficientes, entre outros. Por causa do preconceito temos assistido, infelizmente, a muitas situações humilhantes, principalmente aos grupos minoritários, que consequentemente terminam em tragédias. Quantas pessoas estão com a saúde mental comprometida, depressão, dependência química, entre outros, porque não conseguiram ser aceitos no lugar que eles estavam?”, questiona.
Para Luzia Martins, a diversidade, neste momento, é uma reflexão. “Queremos trazer discussões sobre capacitismo, racismo, homofobia e machismo. Trazer reflexões é trazer o bem-estar social e a inclusão. É preciso lembrar que os grupos minorizados têm atuado historicamente como protagonistas na promoção de seus direitos na sociedade. Essas mobilizações se tornam cada vez mais relevantes para a construção de políticas públicas, espaços de poder mais representativos e ambientes inclusivos. Todos os esforços visam evoluir na jornada da inclusão de todas as pessoas em debates e decisões, e fazer com que se sintam pertencentes onde quer que estejam, considerando que todos devem ter seus direitos garantidos”, afirma.
As comemorações serão sempre na última semana do mês de novembro, conforme estabelece o projeto. A proposta aprovada pelo Legislativo aguarda sanção do prefeito e publicação no Diário Oficial do Município.