Câmara adota novo Portal em parceria com programa Interlegis

por Imprensa publicado 21/12/2018 17h34, última modificação 21/12/2018 17h34
Hospedagem gratuita
Câmara adota novo Portal em parceria com programa Interlegis

Novo Portal e E-mail estão hospedados em infraestrutura do Senado Federal

A Câmara de Poços lançou um novo modelo de Portal, em parceria com o programa Interlegis. Com a mudança, tanto o site como também o e-mail estão hospedados gratuitamente em infraestrutura do Senado Federal. O novo sistema permite que a página seja alimentada por todos os setores da Câmara e oferece características como responsividade, integração entre as redes sociais, enquetes, publicação de dados em formato aberto, entre outras.

A parceria do Legislativo de Poços com o programa Interlegis do Senado ocorre desde 2011, quando houve a migração do domínio da Câmara para o .leg.br. Segundo o assessor técnico de Informática, Douglas Braga Silva, a utilização do Portal Modelo e do E-mail Institucional concretiza um projeto que teve início em 2016. “Após a migração do domínio, implantamos o SAPL, em 2012, que dá apoio ao processo legislativo. Atualmente, dispomos de 143 mil documentos no banco de dados. Deste total, cerca de 77 mil documentos foram importados do sistema pago utilizado anteriormente pela Câmara. Agora demos um novo e importante salto”, conta.

A interface anterior do Portal da Câmara estava adequada aos padrões de acessibilidade dos conteúdos na Internet que vigoravam em 2008. De acordo com o assessor, após 10 anos muita coisa mudou, principalmente em relação à mobilidade. “Aproveitando a ocasião do vencimento do contrato de hospedagem, encaramos esse desafio e estamos com um site completamente novo no ar. Um Portal responsivo e que atende plenamente à Lei de Acesso à Informação. E o melhor de tudo, todo o sistema está hospedado gratuitamente em infraestrutura do Senado Federal, em data center protegido e redundante”, explica.

Douglas Braga destaca outros pontos positivos do novo Portal como, por exemplo, a arquitetura de informação padronizada. “Por se tratar de um sistema de gerenciamento de conteúdos, toda informação publicada no Portal agora pode ser encontrada através da eficiente ferramenta de busca disponível no próprio site. Não menos importante é o fato de que os motores de busca da Internet poderão indexar de uma forma muito mais completa o conteúdo do portal. Além disso, a atualização é fácil e completamente customizável, sem exigir conhecimentos de programação. É importante ressaltar, ainda, que o site cumpre rigorosamente a Lei da Transparência”, afirma.

O Interlegis é um programa do Senado, executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), e existe desde 1997. O objetivo é fortalecer institucionalmente o Poder Legislativo Brasileiro, por meio de estímulo à modernização, integração e cooperação entre as Casas Legislativas nas esferas federal, estadual, municipal e distrital. Sem custos para as Casas parceiras, o programa disponibiliza vários produtos e serviços, entre eles ferramentas tecnológicas que permitem a criação de Portais de Internet personalizados para as Câmaras Municipais.

O presidente Antônio Carlos Pereira (DEM) ressalta que esta é mais uma iniciativa do Legislativo visando à melhoria dos canais de comunicação e, também, à redução de despesas. “Com essa nova ferramenta, a Câmara não possui mais gastos com hospedagem do site. Uma iniciativa que vem também contribuir com a divulgação do trabalho dos vereadores e com a transparência do Poder Legislativo. Sem dúvida, um grande passo dado pela Câmara de Poços”, declara.

Movimento Nacional #PraCegoVer - Foto da tela de um computador, com a nova página da Câmara.

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados