Banda Maestro Azevedo recebe homenagem dos vereadores

Sessão Especial
Banda Maestro Azevedo recebe homenagem dos vereadores

Presidente e maestro receberam uma placa em comemoração aos 105 anos

A Câmara de Poços prestou uma homenagem à Banda Maestro Azevedo, que completou 105 anos em 2019. O evento aconteceu na noite da última terça-feira (17), atendendo a um requerimento de autoria do vereador Paulo Tadeu Silva D’Arcadia (PT), aprovado por unanimidade no ano passado.

Participaram da solenidade o secretário municipal de Turismo Ricardo Fonseca, o secretário municipal de Cultura Gustavo Dutra, o coordenador da Divisão do Conservatório Musical de Poços Juliano Marques Barreto, o presidente da Banda Maestro Azevedo Renato Augusto Scassiotti e o maestro Miguel Francisco de Brito. Integrantes da banda também prestigiaram a cerimônia.

Para o vereador Paulo Tadeu D’Arcadia, a homenagem é de extrema importância, também, para lembrar que a Banda Maestro Azevedo precisa ser acolhida e defendida. “A Banda merece a homenagem por esse simbolismo, mas também por ser uma atração, uma paisagem, um símbolo muito próprio de Poços de Caldas, que aos domingos e em outras datas, eventualmente, se apresenta sempre com muito profissionalismo, com muita inspiração. Essa homenagem é fundamental para lembrar a sociedade que a Banda precisa ser acolhida, defendida, porque frequentemente sofre ameaças de descontinuidade por falta de sensibilidade, de compreensão do papel da cultura. Então, entendo que a homenagem não é apenas justa, mas se impõe como um gesto do Poder Legislativo em defesa da instituição que esteve ameaçada de fechamento por falta de pagamento, de sobrevivência dos músicos”, disse.

O parlamentar destacou, ainda, a passagem de grandes maestros pela história da Banda. “Essa sessão comemorativa foi proposta para homenagear os 105 anos da Banda, que consideramos um patrimônio imaterial de Poços de Caldas não apenas pela longevidade, mas pelo seu histórico de formação de grandes músicos e de ter sido dirigida por maestros da maior expressão, inclusive o próprio maestro Azevedo, que foi considerado em sua época um dos músicos mais importantes do Brasil. Talvez seja o nosso patrimônio imaterial de maior duração, junto a algumas festas comemorativas, como São Benedito por exemplo”, ressaltou.

Presidente da Banda Maestro Azevedo, Renato Augusto Scassiotti agradeceu a homenagem e falou do empenho de todos para manutenção do trabalho. “Entrei na Banda com treze anos e nesses 37 anos de Banda teve um momento que eu achei que, realmente, ela iria morrer. Mas graças ao empenho de todos, a colaboração de todos, independente de qualquer situação, política e social, a Banda teve carinho, respaldo e apoio sempre. Agradeço em nome de todos os músicos que já passaram pela Banda e aos que virão, porque tenho certeza que virão muitos”, afirmou.

Uma placa comemorativa foi entregue aos representantes da Banda Maestro Azevedo pelo vereador Paulo Tadeu D’Arcadia. O vídeo da sessão especial está disponível na página da Câmara no YouTube.