Audiência na Câmara aborda criação do Sistema Nacional de Saúde

Debate
Audiência na Câmara aborda criação do Sistema Nacional de Saúde

Audiência pública foi solicitada pelo Conselho Municipal de Saúde

Atendendo a um pedido do Conselho Municipal de Saúde, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública para discutir a proposta de criação do Sistema Nacional de Saúde, em substituição ao SUS. O encontro aconteceu na última semana e contou com a presença do secretário municipal de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva, da presidente do Conselho Ana Paula Campos e da conselheira Marília Pereira.

Através de um ofício encaminhado aos vereadores, o Conselho ressaltou a preocupação com as articulações lideradas por representantes de planos de saúde, que pretendem, com a criação da nova proposta, privatizar e cooptar 50% dos recursos do Sistema Único de Saúde, obrigando a população a contratar planos para ter acesso aos serviços. Durante o evento, Ana Paula destacou que o Conselho tem um papel de controle social e acompanha todas as movimentações ligadas à área. “O Conselho tem uma representatividade muito grande, temos os usuários, prestadores de serviços, os gestores e os trabalhadores do SUS. Nós acompanhamos a administração no nível municipal, as prestações de contas, os serviços de saúde, as reclamações da população, e observarmos, também, o que está acontecendo no cenário nacional, porque essa discussão [do Sistema Nacional de Saúde] não é sobre Poços de Caldas, mas algo que vai atingir diretamente o cotidiano dos usuários do SUS aqui do município”, disse.

Para a presidente, as pessoas precisam saber o que vem sendo discutido, visto que a proposta traz um prejuízo muito grande para o SUS. “Percebendo o movimento dos grandes planos de saúde, que têm a saúde como mercadoria, notamos que essa proposta de mudança do SUS para o Sistema Nacional de Saúde vai prejudicar muito mais a população do que trazer benefícios. Então, trouxemos essa discussão porque as pessoas precisam saber o que está acontecendo. As outras propostas consideradas um retrocesso já foram aprovadas. E se a gente não questionar, daqui a pouco isso também vai ser aprovado em nível nacional”, enfatizou.

O secretário municipal de Saúde declarou sua posição contrária à proposta do Sistema Nacional. “Trata-se de uma proposta colocada pela FEBRAPLAN que, obviamente, vai tentar beneficiar os planos de saúde. Uma proposta totalmente descabida e, não só como gestor, mas com defensor do SUS e em nome da administração, posso ser taxativo aqui da nossa posição contrária a qualquer tipo de privatização do SUS no sentido de repassar ou subfinanciar os planos de saúde, obrigando a população a aderir a planos, submetendo a dificuldades maiores para conseguir o direito à saúde”, afirmou.

Para o secretário, é preciso discutir o SUS no sentido de modernizar e melhorar o sistema. “Precisamos discutir o subfinanciamento que existe não só no repasse, mas também nas tabelas praticadas pelo SUS que são ridículas hoje em dia e isso compromete toda a finança dos governos federal, estadual e municipal, principalmente dos municipais. Precisamos discutir como vamos atingir um dos princípios básicos do SUS que é a equidade, oferecendo a quem menos pode ou a quem mais precisa a oportunidade de um atendimento rápido e eficaz. Discutir fluxos, aumento de leitos, discutir assuntos que realmente vão impactar em um atendimento mais eficaz, rápido e eficiente para todos. É indiscutível falar de qualquer coisa que tire direitos ou que tire o financiamento do SUS, principalmente para passar para planos de saúde”, declarou.

O presidente da Câmara Antônio Carlos Pereira (DEM) destacou que, mais uma vez, a Câmara abre espaço para uma discussão importante e que preocupa a comunidade. “O Legislativo acompanha de perto os anseios dos diversos segmentos e, na última semana, pudemos atender a um pedido do Conselho de Saúde. Foi um debate muito importante, com contribuições que vêm somar ao tema em questão”, disse.

O vídeo da audiência está disponível para consulta nos endereços www.pocosdecaldas.mg.leg.br e www.youtube.com/camarapocos.

Movimento Nacional #PraCegoVer - Foto dos convidados que fizeram parte da Mesa de Trabalho.