Audiência aborda ações da Secretaria de Saúde nos últimos quatro meses

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Relatório do SUS
Audiência aborda ações da Secretaria de Saúde nos últimos quatro meses

Audiência de prestação de contas do SUS acontece a cada quatro meses

A Câmara de Poços realizou, na última semana, uma audiência pública para apresentação de Relatório de Gestão do SUS referente ao 2º quadrimestre de 2019. O encontro atende à Lei Complementar Federal n. 141/12, que dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde, estabelecendo, ainda, normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas nessa área.

Durante as audiências de prestação de contas do SUS, a Secretaria Municipal de Saúde apresenta um relatório das principais ações, além de informações sobre a arrecadação e gastos nessa área. O último encontro contou com a presença do secretário de Saúde Carlos Mosconi, do secretário adjunto Flávio Togni de Lima e Silva, do contador Ronaldo Tavares e do diretor do Departamento de Controle e Avaliação Edson Avela. Profissionais de diversos setores da pasta também acompanharam o debate.

Carlos Mosconi citou algumas mudanças importantes realizadas pela Secretaria, envolvendo o trabalho do Serviço de Verificação de Óbitos e também do Cerest (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador). Ele falou, ainda, dos mutirões, das campanhas de vacinação e do projeto Melhor em Casa, ações que vêm sendo promovidas em Poços e contribuindo com a qualidade do serviço prestado.

O secretário lembrou também, das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município e ressaltou que, com os atrasos no repasse de recursos do Governo do Estado, a Prefeitura precisou utilizar recursos próprios para algumas demandas. Ele destacou o compromisso da Câmara nas questões que tratam da saúde em Poços e pontuou que a devolução de recursos do Legislativo para os Hospitais Santa Casa e Santa Lúcia possibilitaram o andamento das cirurgias eletivas que estavam paradas.

Os dados do relatório referentes ao 2º quadrimestre foram elencados pelos servidores da Secretaria. Eles apresentaram algumas ações da Atenção Básica, como a adesão do município ao Programa Crescer Saudável e a realização do 3º Encontro Amamenta Poços. Na área de Vigilância em Saúde, ressaltaram que, no último quadrimestre, foram 148 atendimentos de casos de Violência Doméstica, Sexual e/ou outros tipos de violência e 11 casos notificados de sarampo, sendo 10 descartados e 01 confirmado (autóctone). O vídeo com a apresentação completa do relatório está disponível na página da Câmara no YouTube.


registrado em: