Atividades do Parlamento Jovem 2020 começam em fevereiro

por Imprensa publicado 23/01/2020 17h55, última modificação 16/11/2020 12h39
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Atividades do Parlamento Jovem 2020 começam em fevereiro

Em dezembro de 2019, aconteceu em Belo Horizonte a formação para os coordenadores municipais do PJ

Com o tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Parlamento Jovem de Minas 2020 terá início em fevereiro. A Escola do Legislativo da Câmara de Poços já está programando as primeiras atividades do projeto, entre elas um convite a todas as escolas de ensino médio para uma reunião logo no começo do próximo mês. O objetivo é apresentar as etapas do PJ este ano e, após o encontro, receber os termos de adesão daquelas que tenham interesse em participar do projeto.

Uma novidade em 2020 é a abertura de chamamento público a fim de que as instituições de ensino superior possam inscrever alunos do curso de Direito para atuarem como monitores. Os estudantes serão responsáveis pela elaboração e participação em oficinas de formação política e pelo apoio na elaboração e votação das propostas. A Escola do Legislativo disponibilizará seis vagas, divididas entre as universidades que manifestarem interesse através do e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br.

Neste ano, o tema do PJ está dividido nos seguintes subtemas: mudanças climáticas e proteção da biodiversidade; práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico; recursos hídricos e saneamento básico. A Câmara de Poços continua no Polo Sudoeste, constituído agora por mais três municípios ingressantes. Além de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Itaú de Minas, fazem parte da equipe Caldas, Botelhos e Passos.

Formação de coordenadores

Em dezembro do ano passado, aconteceu em Belo Horizonte a formação de coordenadores do Parlamento Jovem de Minas. A diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Poços Tais Ferreira participou do encontro, oportunidade em que foram discutidas as diretrizes para realização do projeto em 2020. Durante o evento, a coordenação estadual apresentou o novo regulamento, pontuando as alterações mais relevantes.

Tais ressalta que a formação foi muito produtiva e importante para planejamento das atividades desse ano. “O encontro de coordenadores é muito importante para direcionar a elaboração do cronograma municipal do projeto e as oficinas que realizaremos. O tema da edição 2020 é muito atual e ao mesmo tempo bastante complexo. Acredito que será uma oportunidade de abordar cada subtema de uma maneira mais empírica e estamos programando algumas atividades práticas também. Já foi definido que a realização do Encontro Regional será em Poços de Caldas, no mês de abril, e a Plenária Regional em Guaxupé, no mês de agosto”, conta.

Participação

As escolas que tiverem dúvidas sobre como participar do projeto ou quiserem mais informações sobre o PJ podem entrar em contato com a Câmara pelo telefone 3729-3877.