Atiradores do TG 04-021 recebem Diploma Valor Militar

Sessão especial
Atiradores do TG 04-021 recebem Diploma Valor Militar

Homenagem é feita anualmente pela Câmara, atendo à Resolução n. 762/2011

Atendendo à Resolução n. 762/2011, de autoria dos vereadores Álvaro Cagnani (PSDB) e Paulo Eustáquio de Souza (MDB), a Câmara de Poços realizou uma sessão especial para entrega do Diploma Valor Militar. O evento aconteceu na última terça-feira (13) e homenageou sete atiradores do Tiro de Guerra 04-021.

A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Defesa Social, Marcos Tadeu Sansão, do major Edson Nogueira Benjamin, representando a 18ª Região da Polícia Militar, do tenente Allan Costa Ramos de Oliveira, do 29º Batalhão da Polícia Militar, e do chefe de Instrução do TG, subtenente Paulo Sérgio Ribeiro Toletino. Familiares dos atiradores prestigiaram a sessão especial, que foi marcada também pela apresentação da banda da Polícia Militar de Poços de Caldas.

O objetivo da homenagem, realizada anualmente pela Câmara, é reconhecer os atiradores que se destacaram durante o curso de formação, com base nos critérios de disciplina, dedicação cívica, colaboração ao grupo e patriotismo. Em 2018, foram escolhidos pelo chefe de Instrução para receber o diploma Douglas Batista Heldt, Eduardo de Oliveira Camilo, Guilherme Xavier Juventino, Henrique Tagawa Reis, Kennedy Guilherme Bento, Leonardo Henrique Machado e Rafael Leite Costa.

O chefe de Instrução, subtenente Tolentino, destacou a importância do diploma Valor Militar. “Para nós do Exército Brasileiro é muito importante essa homenagem. E também para nós instrutores, que estamos à frente, tentando passar um pouco de sabedoria para os jovens de Poços de Caldas, é muito gratificante. Muitas vezes, no decorrer dos anos, os atiradores se dedicam esperando uma honraria como essa. Então, isso é muito importante para o Tiro de Guerra. Acredito eu que Poços de Caldas seja, talvez, uma das poucas cidades que concede esse diploma”, ressaltou.

O subtenente deixará a chefia do TG ao final desse ano e, durante a cerimônia, seu trabalho e dedicação foram lembrados pelos vereadores. “Este ano, infelizmente, deixo a chefia do TG, pois fui transferido para Brasília e estarei lá trabalhando mais alguns anos pelo Exército. Fica em meu lugar o tenente Sérgio, que já está trabalhando conosco esse ano. Acredito que ele fará um belíssimo trabalho à frente do Tiro de Guerra”, disse.

Para o vereador Álvaro Cagnani, a formação no Tiro de Guerra proporciona uma experiência em conhecimento e desafios. “Mais do que apenas uma obrigação, passa a ser uma oportunidade que o país oferece, uma vez que muitos são inspirados e continuam na carreira militar. Foi com muita satisfação que eu o vereador Paulo Eustáquio apresentamos o projeto de resolução que instituiu o diploma Valor Militar. Entendo que essa foi uma iniciativa importante para reconhecer a atuação de jovens durante a instrução. É preciso reconhecer, também, o apoio e incentivo dos pais, que sempre estão junto dos filhos nessa caminhada”, declarou.

Também autor da Resolução que instituiu a homenagem, o vereador Paulo Eustáquio de Souza falou sobre o reconhecimento aos atiradores. “No Tiro de Guerra, os atiradores recebem instruções e ensinamentos que jamais serão esquecidos. Ensinamentos de responsabilidade, ordem, civismo, cidadania e disciplina. É uma oportunidade de aprendizado que se tornará única na vida. O reconhecimento dos atiradores que se dedicaram com maior afinco e se destacaram no curso de formação, priorizando responsabilidade, ordem, civismo, cidadania, disciplina e patriotismo, são incentivos e recompensa para os atributos conquistados”, afirmou.

O vídeo da sessão especial está disponível no Portal da Câmara e também na página do Legislativo do Youtube.

Movimento Nacional #PraCegoVer - Fotos dos atiradores, familiares e público presente durante a sessão especial.