Arquiteta e artista plástica são convidadas para oficina temática do Parlamento Jovem

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
“Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental”
Arquiteta e artista plástica são convidadas para oficina temática do Parlamento Jovem

Na primeira oficina temática, os estudantes assistiram ao documentário "O Dilema das Redes"

Na próxima segunda-feira (18), às 14h, a Escola do Legislativo da Câmara de Poços promove a segunda oficina temática da edição 2022 do Parlamento Jovem de Minas. O encontro, com o tema “Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental”, contará com a presença da artista plástica Dalmoni Lydijusse e da arquiteta Adriane Matthes.

A coordenadora do PJ em Poços, Tais Ferreira, explicou o objetivo das oficinas temáticas. “A ideia dessas oficinas é, justamente, apresentar o que já temos implementado sobre determinado subtema. Por exemplo, o subtema de segunda-feira é ‘Estratégias da comunidade para a promoção da saúde mental’, então nós convidamos uma artista plástica e uma arquiteta, que trarão uma visão do município e sua influência na saúde mental das pessoas, e, ao mesmo tempo, vão apresentar aos estudantes as demandas que a comunidade possui nessa área”, pontuou.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a maioria dos adolescentes e jovens tem uma boa saúde mental. Entretanto, as mudanças físicas, emocionais e sociais que acontecem nessa faixa etária, somadas à exposição a situações sociais desfavoráveis como a pobreza, o abuso ou a violência, o que, infelizmente, é uma realidade comum no país, podem tornar os jovens e adolescentes vulneráveis ao adoecimento mental. Ainda de acordo com a Opas, estima-se que 10% a 20% dos adolescentes vivenciem problemas de saúde mental no mundo, sendo a depressão a 9ª e a ansiedade a 8ª principal causa de doença e incapacidade entre todos as pessoas dessa faixa etária. Diante dessa realidade, as convidadas pelo PJ vão dissertar e compartilhar suas impressões e experiências.

Nascida em Poços de Caldas, Dalmoni Lydijusse possui licenciatura em Artes Plásticas, bacharelado em Belas Artes e especialização em Arte Integrativa. Desde 2003, gerencia e mantém o Arte Ziriguidum. No espaço, promove aulas e cursos em parceria com outros profissionais, como aulas de dança, tango, capoeira de Angola, história da arte, desenho, além de abrigar atividades como encontros literários e encontros musicais. Também organiza viagens culturais e promove exposições individuais e coletivas. Como artista, seus trabalhos participaram de exposições nos Estados Unidos, São Paulo, Belo Horizonte e Poços de Caldas.

Já Adriane Matthes é arquiteta e urbanista, mestre em Urbanismo e doutoranda em Urbanismo. Especialista em Desenho e Gestão do Território Municipal, foi docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas e é Conselheira Suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo/MG. Atua como consultora em Planos Diretores Municipais e ministra cursos sobre Cidades Brasileiras e sua Constituição Urbana. Além disso, Adriane integra o grupo “A Cidade que Engole Rios”, formado por arquitetos, urbanistas, ambientalistas, educadores e artistas que, após a enchente que acometeu Poços de Caldas em janeiro de 2016, estão estudando as causas de alagamento na cidade.

Novas Tecnologias

Na quarta-feira (13), aconteceu a primeira oficina temática desta edição do PJ Minas, oportunidade em que foi abordado o subtema “Uso saudável das novas tecnologias”. Os alunos assistiram ao documentário “O Dilema das Redes”, lançado em 2020. A obra conta com a participação de ex-funcionários e executivos de empresas como Google, Facebook e Twitter que expõem os perigos causados pelas redes sociais.

No mês de abril, os alunos do PJ participaram, ainda, da última oficina de formação política. O tema foi “Leis Orçamentárias”.

Saúde Mental do Jovem

O tema do PJ em 2022 é Saúde Mental do Jovem, dividido nos subtemas: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; Uso saudável das novas tecnologias. A partir das oficinas e demais debates sobre o assunto, os estudantes devem elaborar propostas para serem votadas na Plenária Municipal. Aquelas aprovadas serão encaminhadas à Prefeitura pelos vereadores, podendo se tornar políticas públicas na área da Saúde. Os alunos participam, ainda, das Plenárias Microrregional, Regional e Estadual. Nesta última, em Belo Horizonte, o documento final, com as propostas de todas as cidades, é entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais).

Fazem parte do projeto neste ano as seguintes instituições: Colégio CEPOC, IFSULDEMINAS, Colégio Pelicano, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Escola Estadual David Campista, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Sete de Setembro e Colégio Nini Mourão.

Neste ano, Poços de Caldas coordena o Polo Sudoeste, que é formado também pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso.

Parlamento Jovem de Minas

O PJ de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa destinado aos alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. Informações e notícias sobre o projeto estão disponíveis no Portal e redes sociais da Câmara de Poços.