Aquecimento global e mudanças climáticas são temas de oficina do Parlamento Jovem

por Imprensa publicado 28/05/2021 16h55, última modificação 08/06/2021 18h53
Encontros temáticos

Professora Maria Teresa Mariano participou de encontro remoto com os alunos do PJ

Os alunos do Parlamento Jovem de Minas - Polo Sudoeste participaram de mais uma oficina de formação temática, na última segunda-feira (24). A geógrafa e professora da PUC Minas Maria Teresa Mariano falou aos alunos sobre Aquecimento Global e Mudanças Climáticas.

Maria Teresa é mestre em Ciências da Engenharia Ambiental e coordenadora de pós-graduação na área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Ela abordou, durante o encontro online, as consequências do aquecimento global, entre eles aumento do nível dos mares, diminuição das reservas de água doce com o derretimento de geleiras e desertificação de alguma áreas do planeta. Além disso, falou sobre a questão da biodiversidade, destacando a importância de preservá-la para a sobrevivência do ser humano. Segundo a professora, uma das formas de protegê-la é recuperando os ecossistemas naturais, evitando queimadas e mantendo unidades de conservação ambiental.

Maísa Gianini, presidente da Câmara de Cabo Verde e coordenadora do PJ naquele município, ressalta a importância do projeto para os jovens. “A cada dia que passa tenho a certeza que o futuro de dias melhores está nas mãos de nossos jovens. Obrigada pelo convite e pela oportunidade de nossa cidade de Cabo Verde ter participado desta palestra maravilhosa com a professora Maria Teresa. Somos seres inacabados e temos que dar a oportunidade de crescermos e aprendermos sempre”, declara.

O tema do PJ este ano é Desenvolvimento Sustentável e Meio ambiente, dividido em três subtemas: 1) Mudanças Climáticas e Proteção da Biodiversidade; 2) Práticas Sustentáveis e Desenvolvimento Econômico; 3) Recursos Hídricos e Saneamento Básico. Na próxima segunda-feira (31), às 16h, os alunos do Polo Sudoeste participam de mais uma oficina, desta vez com a engenheira Ambiental Desireé das Graças Silva Ferreira e a engenheira Ambiental e engenheira de Segurança do Trabalho Thatyane Barbosa. Elas atuam na área de Consultoria Ambiental na cidade de Passos.

Depois das oficinas temáticas, os alunos participam da Plenária Municipal, quando apresentam, discutem e votam propostas sobre o tema principal do PJ. As proposições são enviadas aos vereadores, que fazem os encaminhamentos necessários.

Polo Sudoeste

Neste ano, Poços de Caldas passou a ser sede regional do Polo Sudoeste, formado pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho e Passos. Oito escolas de Poços participam do projeto em 2021: Escola Profissional Dom Bosco, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Colégio Nini Mourão, Colégio CEPOC, Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari e Colégio Objetivo.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. A Câmara de Poços participa do projeto desde 2009.