Anteprojeto propõe implantação das disciplinas de Filosofia e Artes nas atividades do PMJ

por Imprensa publicado 15/10/2018 17h12, última modificação 16/11/2020 12h39
Educação

A vereadora Lígia Podestá (DEM) é autora de um anteprojeto de lei que sugere a implantação do ensino de Filosofia e Artes nos Programas Municipais da Juventude (PMJs). A proposta, encaminhada recentemente ao Executivo, pode voltar à Câmara para votação.

A matéria estabelece que a disciplina de Filosofia terá como conteúdos História da Filosofia, Ética e Filosofia Política, Filosofia através da Literatura e Teoria do Conhecimento. Já a disciplina de Artes abordará História da Arte, Elementos Constitutivos das Artes Visuais, Manifestações de Danças e Registros Musicais, além de outros assuntos ligados à música, teatro e dança. Além disso, o anteprojeto prevê que o município poderá adotar materiais didáticos elaborados pela própria Prefeitura ou por entidades públicas que desenvolvam trabalho na área.

Segundo a autora, o ensino das disciplinas se justifica tendo em vista que são áreas do conhecimento que, se aprimoradas, corroboram para o desenvolvimento emocional e reflexivo dos estudantes. “O ensino de Artes coloca crianças e adolescentes em contato com as suas emoções e permite que eles se expressem nesse sentido, além de permitir o desenvolvimento de novas habilidades e novas capacidades de percepção. Com relação à Filosofia, temos a questão da curiosidade, do despertar para os questionamentos e das capacidades interrogativa e reflexiva. Dessa forma, acredito na importância da introdução desse estudo nos PMJs, a fim de propiciar aos alunos momentos de debate”, ressaltou.

O anteprojeto apresentado pela vereadora está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.