Álvaro Cagnani volta a cobrar melhorias na Fonte do Leãozinho

por Imprensa publicado 29/10/2019 18h10, última modificação 16/11/2020 12h39
Álvaro Cagnani volta a cobrar melhorias na Fonte do Leãozinho

Pedido para melhorias no local vem sendo feito desde 2017

No início da atual legislatura, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) encaminhou indicações ao Executivo sugerindo melhorias na Praça Elisiário Junqueira, onde se encontra a Fonte Pedro Botelho, mais conhecida como Fonte do Leãozinho. Na época, ao visitar o local, o parlamentar verificou a necessidade de alguns reparos tanto no logradouro turístico como também em outros trechos da praça. Recentemente, Cagnani voltou a pedir atenção especial sobre esse assunto.

Além da Fonte do Leãozinho, a Praça Elisiário Junqueira abriga também o Calendário Floral. Para o legislador, trata-se de um espaço importante para o turismo de Poços e que merece uma revitalização. “Esse é um pedido antigo que temos feito desde 2017. Já solicitamos a recomposição do calçamento das pedras existentes na lateral do prédio das Thermas Antônio Carlos, além de recomposição do gramado. Temos ali muitos eventos aos finais de semana, com um grande número de turistas, e a intenção é preservar esse espaço turístico”, destaca.

Com relação à Fonte Pedro Botelho, o legislador ressalta que algumas melhorias foram feitas no passado, no entanto o local ainda necessita de um cuidado especial. “Uma das reivindicações é com relação ao chafariz que, muitas vezes, fica sem água. É um chafariz em forma de leão, esculpido em mármore, e no passado foi noticiado que ele seria restaurado. Além disso, moradores e turistas pedem uma pavimentação adequada no fontanário existente próximo ao local, devido à lama que fica acumulada. São reivindicações simples, mas que contribuem muito com a beleza desses pontos turísticos”, diz.

Parque José Affonso Junqueira

Outro pedido feito pelo vereador diz respeito à manutenção do Parque José Affonso Junqueira e da Praça Pedro Sanches. Através de um requerimento encaminhado à Prefeitura em 2019, Cagnani questionou a existência de projetos para reforma do piso e intervenções no gramado e iluminação. Ele ainda indagou a possibilidade de manutenção do monumento Minas ao Brasil.

Em abril desse ano, o Executivo informou que tem feito um levantamento das áreas que necessitam de intervenções para encaminhamento aos órgãos competentes. Em relação ao monumento Minas ao Brasil, a administração afirmou que foram colocadas placas com recomendação de que não é permitido subir no local e que o seu entorno vem sendo cuidado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Rua São Paulo

Ainda na área central da cidade, Cagnani solicitou informações sobre o restauro das calçadas e pavimentação asfáltica da rua São Paulo, no trecho compreendido entre a rua Assis Figueiredo e a Praça Pedro Sanches. O parlamentar alegou, no início do ano, que as condições de conservação do local estavam precárias devido à falta de manutenção. “Durante a gestão do então prefeito Luiz Antônio Batista, o projeto Centro Vivo permitiu a realização de intervenções no trecho, como o plantio de árvores, calçadão com pedras e iluminação diferenciada. No entanto, a manutenção precisa ser feita. Recebemos a resposta da Prefeitura de que melhorias foram realizadas em março de 2019, com a correção das imperfeições e recolocação das pedras que estavam soltas. Sobre o recapeamento da via, formos informados que a rua São Paulo deve ser objeto de estudos para que seja contemplada ainda este ano”, conclui.