Álvaro Cagnani sugere implantação de projeto de geração de energia a partir do lixo

por Imprensa publicado 19/06/2019 13h25, última modificação 16/11/2020 12h39
Proposta

Vereador Álvaro Cagnani aguarda resposta do Executivo sobre o tema

O vereador Álvaro Cagnani (PSDB) é autor de um requerimento, aprovado no mês de maio, que solicita informações do Executivo sobre a possibilidade de elaboração de um projeto de geração de energia elétrica através do lixo. No documento, o parlamentar ressalta que a cidade de Boa Esperança, no Sul de Minas, será o primeiro município do Brasil a adotar tal medida. A obra, segundo notícias obtidas pelo vereador, está 70% pronta e aguarda a liberação dos recursos restantes para conclusão.

Cagnani destaca que o projeto em Boa Esperança teve início em 2018 e a medida pode ser a solução para o problema do lixo em muitas cidades do país. “A usina será a primeira do Brasil com a produção de energia utilizando o gás gerado na transformação do lixo. A expectativa é que seja gerado 1 megawatt-hora, atendendo todos os prédios públicos da cidade ou 25% da necessidade de energia elétrica residencial. Para isso, serão consumidos 60 toneladas de lixo por dia. São números expressivos e esse modelo deve ser utilizado por outras cidades, por isso a elaboração de um requerimento questionando a possibilidade de aplicação do projeto em Poços”, diz.

Ainda de acordo com o vereador, outra vantagem do projeto em Boa Esperança é a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê que todos os municípios brasileiros devem contar com um aterro sanitário. “A medida é interessante também para as cidades que ainda possuem um lixão. Estamos apresentando a proposta ao DME para saber se há interesse em transformar todo resíduo sólido em energia elétrica”, pontua.

Esgoto

Álvaro Cagnani é autor, também, de outro pedido de informações que trata da geração de energia elétrica através do esgoto. Na proposição, o vereador questiona como está a situação das Estações de Tratamento de Esgoto no município e qual a possibilidade de estudos visando à transformação do lodo acumulado durante o tratamento de esgoto em energia, através do biogás. O parlamentar aguarda resposta dos dois requerimentos enviados ao Executivo.