Álvaro Cagnani encaminha reivindicações para melhorias na praça Paulo Afonso Junqueira

por Imprensa publicado 15/07/2019 09h55, última modificação 16/11/2020 12h39
Bairro Vila Cruz

Álvaro Cagnani diz que local precisa de uma revitalização

Após receber reivindicações de feirantes e moradores do bairro Vila Cruz, zona oeste da cidade, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) apresentou um requerimento questionando a Prefeitura sobre quais providências podem ser tomadas para evitar a permanência de moradores de rua na Praça Paulo Afonso Junqueira. Também no documento, o parlamentar cobra melhorias no local como, por exemplo, um plano de revitalização do espaço.

Recentemente, Cagnani recebeu das Secretarias de Promoção Social e de Serviços Públicos informações sobre o assunto. Com relação à presença de moradores em situação de rua, foi esclarecido que o Serviço de Abordagem Social realizado pela Promoção Social funciona em regime de plantão 24 horas e as abordagens são feitas, principalmente, em locais com grandes concentrações de pessoas em situação de rua, como Praça da Vila Cruz, Praça dos Macacos, Praça da Igreja Matriz e Praça Pedro Sanches.

Ainda de acordo com a Secretaria, o intenso fluxo de pessoas nesses locais facilita a arrecadação de dinheiro e, por esta razão, a concentração de moradores de rua é maior. Além disso, foram elencados outros projetos da pasta que visam ao atendimento a essas pessoas, como as casas de passagem, abrigo e albergue noturno, e o trabalho desenvolvido através da campanha “Poços não dá esmola, oferece atendimento”. Tal campanha tem por objetivo, segundo a Promoção Social, de orientar os moradores e turistas a não darem esmolas, pois a prática contribui para a permanência das pessoas nas ruas e com o consumo de droga. A Secretaria ressalta, também, que os serviços são ofertados pela administração, no entanto é livre a escolha de acesso ou não por parte da pessoa em situação de rua.

A respeito de melhorias na Praça Paulo Afonso Junqueira, entre elas uma completa revitalização, o vereador foi informado que o local poderá ser contemplado dentro do projeto Nosso Bairro está de Volta, que consiste na prestação de serviços em formato de mutirão por todas as Secretarias Municipais e também DMAE e DME. “Esperamos que as demandas daquela comunidade sejam atendidas, melhorando a situação em que se encontra a praça da Vila Cruz, que há muito tempo necessita de uma reestruturação”, afirma o vereador.