Alunos finalizam estudo sobre subtemas do Parlamento Jovem 2019

por Imprensa publicado 09/05/2019 09h20, última modificação 16/11/2020 12h39
Projeto
Alunos finalizam estudo sobre subtemas do Parlamento Jovem 2019

Com a conclusão das oficinas temáticas, alunos iniciam participação em oficinas de Redação e Oratória

Nos dias 03 e 06 de maio, os estudantes que fazem parte do Parlamento Jovem, edição 2019, participaram das últimas duas oficinas de formação temática. Os assuntos abordados foram “Violências por motivo Étnico-Racial” e “Direito às identidades e à diversidade cultural”. A partir de agora, os alunos iniciam a etapa de elaboração de propostas, ao mesmo tempo em que recebem oficinas de Redação e Oratória.

Segundo a coordenadora do PJ em Poços Tais Ferreira, a partir da leitura do texto base do projeto deste ano e também após assistirem a vídeos sobre os temas, os estudantes discutiram as diversas formas de racismo sofridas pelos negros e pelos povos indígenas na sociedade. “Na penúltima oficina, quando debatemos o subtema Violências por motivo Étnico-Racial, os alunos foram convidados para um debate. Em um segundo momento, eles foram divididos em grupos para analisarem casos de violências que ganharam grande repercussão na mídia nacional. Em seguida, cada grupo apresentou sua reportagem e foi levantado um questionamento sobre como combater essas violências”, conta.

A oficina que abordou o subtema “Direito às identidades e à diversidade cultural” contou com a participação da arte-educadora Lúcia Vera de Lima, reconhecida pelo Ministério da Cultura como mestre da Cultura Popular e presidente do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei. Também estiveram presentes no encontro a atriz Letícia Pereira, do projeto Ubuntu Arte e Cultura Preta/Cia Ubuntu, e Maria Augusta Clementino, representante do COMPIRÉ (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica).

Taís Ferreira destaca que a última oficina foi bastante produtiva, com momentos de reflexão sobre o tema principal do PJ em 2019, que é Discriminação Étnico-Racial. “No início da oficina, houve um momento mais lúdico, onde as convidadas contaram a história das bonecas Abayomis. Em seguida, Lúcia Vera palestrou sobre racismo, apropriação cultural, colorismo e a representatividade do negro na grande mídia. Já Maria Augusta falou sobre o trabalho dentro do COMPIRÉ”, diz.

Outro momento importante da oficina foi a apresentação do documentário “Estamos aqui, somos os Guarani Mbyá”, dirigido por Walter Andrade. Andrade é pai de Luna Bernardo de Andrade Sousa, aluna que participa do Parlamento Jovem. O vídeo mostra como vivem as famílias indígenas da Aldeia Boa Vista, localizada próxima à cidade de Guaratinguetá/SP. Ao final da oficina, Luna falou sobre a sua experiência junto com o pai na gravação do vídeo.

Maria Gabriella Linhares de Rezende é aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão) e está pela primeira vez no PJ. Para ela, a última oficina chamou atenção dos participantes. “O último debate, na minha opinião, chamou muita atenção, porque teve um pequeno teatro falando sobre a época da escravidão. Sem contar que foram apresentados alguns slides com frases que me chamaram muita atenção também, pois representam a mais pura realidade que ninguém assume e ver essas frases com clareza foi inspirador. A palestrante deixou bem claro a opinião dela e falou sobre os tons da cor negra e falou sobre cada preconceito, coisa que eu como mulher branca não sabia que existia. Essa oficina foi a primeira que eu interagi e, particularmente, adorei”, ressalta.

O próximo encontro do Parlamento Jovem será no dia 15 de maio, às 15h, no Plenário da Câmara, com uma oficina de Oratória. Neste dia, a Câmara receberá o especialista em Comunicação Interpessoal e autor do Livro “Habilidade com as Pessoas”, Symon Hill.

Escolas

Em 2019, participam do PJ as seguintes escolas: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Francisco Escobar, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Centro Educacional Poços de Caldas, Instituto Educacional São João da Escócia, Colégio Sete de Setembro, Colégio Nini Mourão, Centro Educacional Inovação, Colégio Pio XII e Escola Profissional Dom Bosco. Poços de Caldas faz parte do Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Itaú de Minas.

Projeto

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.

 

registrado em: