Alunos do PJ participam de oficina sobre Poder Legislativo

Educação Cidadã
Alunos do PJ participam de oficina sobre Poder Legislativo

Tema foi abordado pelo coordenador de Itaú de Minas Wallison Parreira

Os alunos do Parlamento Jovem de Minas, Polo Sudoeste, participaram de uma oficina de formação política sobre Poder Legislativo. O tema foi abordado pelo coordenador do projeto em Itaú de Minas Wallison Parreira, durante encontro virtual, na última quinta-feira (22).

As oficinas têm como objetivo discutir assuntos voltados à educação para cidadania, proporcionando aos estudantes momentos de debate e troca de informações. “O objetivo principal desta oficina foi discutir a organização interna dos Três Poderes, sua natureza e suas funções, em especial aquelas inerentes ao Poder Legislativo, que é aquele mais próximo ao cidadão e, talvez por isso, seja considerado o mais democrático também”, ressalta Wallison.

Samantha Ayumi Verta Toyama é aluna da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo. Para ela, apesar dos encontros remotos, é possível esclarecer dúvidas e participar dos debates de forma simples e dinâmica. “O projeto está sendo realmente incrível. Fico muito feliz pelo esforço e preocupação dos coordenadores quanto a nossa educação política, que visa ajudar nós jovens que muitas vezes não temos um acesso direto com esse assunto. Estou aprendendo muito e sei que vou aprender muito mais. Sei que o projeto vai me dar e já está me dando uma base de como eu cidadã posso participar da política rumo a melhoria do meu país”, ressalta.

A próxima oficina acontece no dia 29 de abril, também no formato online, com o tema “O papel do vereador”. Os encontros são transmitidos pela página da Escola do Legislativo de Poços no Facebook.

Polo Sudoeste

Neste ano, Poços de Caldas passou a ser sede regional do Polo Sudoeste, que agora é composto pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho e Passos.  Oito escolas de Poços participam do projeto em 2021, que tem como tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”: Escola Profissional Dom Bosco, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Colégio Nini Mourão, Colégio CEPOC, Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari e Colégio Objetivo.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. A Câmara de Poços participa do projeto desde 2009.