Alunos do PJ participam de oficina preparatória para a Plenária Municipal
Os alunos do Parlamento Jovem de Minas, edição 2021, retomaram as atividades nesta sexta-feira (13). No período da tarde, eles participaram da primeira oficina preparatória para a Plenária Municipal, agendada para 10 de setembro.
Durante todo o ano, os alunos participaram de forma remota do Parlamento Jovem e esse foi o primeiro encontro presencial do grupo. A coordenadora do PJ em Poços Tais Ferreira falou aos estudantes sobre elaboração e redação de propostas sobre o tema do projeto este ano: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. "É muito importante que os participantes conheçam as normas previstas no regulamento sobre a redação das proposições. Além disso, falamos também sobre as ferramentas do vereador, para ilustrar os possíveis encaminhamentos que as propostas terão dentro do município", explica Tais.
Durante o encontro, a coordenação do projeto abriu prazo a fim de que os alunos escolham um tema que será enviado como sugestão à coordenação estadual do PJ para a edição 2022.
No primeiro semestre, os alunos participaram de diversas oficinas temáticas, que possibilitam o estudo do tema e o contato com especialistas das área. Dentro do cronograma do projeto, estão previstos, ainda, três oficinas e um encontro regional. Este último será na cidade de Guaxupé, no dia 02 de setembro.
Polo Sudoeste
Neste ano, Poços de Caldas passou a ser sede regional do Polo Sudoeste, formado pelas cidades de Albertina, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho e Passos. Oito escolas de Poços participam do projeto em 2021: Escola Profissional Dom Bosco, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Colégio Nini Mourão, Colégio CEPOC, Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari e Colégio Objetivo.
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. A Câmara de Poços participa do projeto desde 2009.