Alunos do Parlamento Jovem se preparam para a Plenária Municipal

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Votação das propostas
Alunos do Parlamento Jovem se preparam para a Plenária Municipal

Alunos que participam do projeto elaboraram propostas sobre o tema Saúde Mental do Jovem

Na próxima sexta-feira (24), às 14h, acontecerá a Plenária Municipal do Parlamento Jovem em Poços. Na oportunidade, serão votadas as propostas elaboradas pelos alunos sobre o tema Saúde Mental do Jovem e escolhidas algumas destas para discussão na próxima etapa do projeto, a Plenária Microrregional que acontece em Muzambinho, no mês de julho.

Durante todo o ano de 2022, os alunos participaram de oficinas de formação política, temáticas e preparatórias para a elaboração das propostas sobre o tema central. No início do mês de junho, os representantes de Poços estiveram na cidade de Passos (MG) para o Encontro Regional do Polo Sudoeste, onde houve uma oficina sobre as Regras de Grupos de Trabalho e Plenária e uma palestra sobre “Saúde Mental e Adolescência”, além de atividades e dinâmicas ao ar livre.

Tais Ferreira, diretora da Escola do Legislativo e coordenadora do PJ, falou sobre as expectativas para esta etapa do projeto. “A Plenária Municipal é a finalização dos trabalhos em âmbito municipal e o momento mais esperado pelos participantes, pois as propostas que serão votadas são fruto de todo trabalho desenvolvimento este ano. Estou muito orgulhosa dos estudantes pelo empenho e dedicação para elaborar as propostas desta edição”, disse.

Taís comentou, ainda, sobre as próximas etapas após a realização da Plenária Municipal. “Estas vão só aprimorar as sugestões e unificar as ideias similares de todo o estado. Teremos na próxima etapa a Microrregional, quando as propostas de Poços e dos outros municípios da microrregião passarão por um aprimoramento para a próxima fase e, assim, sucessivamente até chegar à etapa estadual. Nesta etapa, as propostas serão entregues aos deputados da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais”.

PJ Minas

O PJ Minas é um projeto de formação política e educação legislativa destinado aos alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. O tema desse ano é Saúde Mental do Jovem. A partir das oficinas e demais debates sobre o assunto, os estudantes devem elaborar propostas para serem votadas na Plenária Municipal. Aquelas aprovadas serão encaminhadas à Prefeitura pelos vereadores, podendo se tornar políticas públicas na área da Saúde.

Fazem parte do projeto neste ano as seguintes instituições: Colégio CEPOC, IFSULDEMINAS, Colégio Pelicano, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Escola Estadual David Campista, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Sete de Setembro e Colégio Nini Mourão.

Neste ano, Poços de Caldas coordena o Polo Sudoeste, que é formado também pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso.