Alunos do Parlamento Jovem recebem segunda oficina de formação política

por Imprensa publicado 27/03/2019 13h45, última modificação 16/11/2020 12h39
O papel do vereador
Alunos do Parlamento Jovem recebem segunda oficina de formação política

Estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o tema do encontro

Na última semana, alunos das 10 escolas de Poços que participam do Parlamento Jovem 2019 receberam a segunda oficina de formação política. O encontro contou com a participação do professor e assessor técnico Legislativo da Câmara de Poços, Filipe Sancho, que falou sobre o tema “O papel do vereador”.

Após a cerimônia de lançamento do projeto, os estudantes iniciam as atividades de formação, bem como de elaboração das propostas sobre o tema desse ano, que é Discriminação Étnico-Racial. Durante a oficina sobre o papel do vereador, eles receberam informações sobre as duas principais funções do Legislativo. “Falei sobre a primeira função, que é fiscalizar, pois cabe ao vereador o exercício direto do controle externo e o julgamento das contas do prefeito. Posteriormente, foi abordada a função de legislar, com foco principal no princípio da legalidade, segundo o qual o administrador público somente pode fazer o que a lei manda. Assim, cabe ao vereador autorizar os atos do Executivo, isso se torna claro na análise e votação da Lei Orçamentária Anual, pois todos os anos os vereadores analisam e votam uma lei autorizando o gasto de cada centavo da receita municipal”, conta Filipe Sancho.

Segundo o assessor, os alunos estavam bastante interessados e apresentaram uma série de dúvidas, deixando claro o interesse pelas questões políticas. “A partir dos debates, com as informações apresentadas e com a participação direta nos questionamentos do presidente da Comissão Legislação Participativa, vereador Gustavo Bonafé, os alunos compreenderam a importância da atividade dos vereadores”, afirma.

Para Sancho, o trabalho do PJ é de grande importância para o desenvolvimento dos alunos. “Há uma grande necessidade de falarmos de política, de compreendermos o nosso papel enquanto cidadãos e de participar ativamente no desenvolvimento da nossa cidade”, pontua.

Luna Bernardo de Andrade Sousa, da Escola Profissional Dom Bosco, participa pela segunda vez do projeto Parlamento Jovem. Para a estudante, a oficina mostrou que o papel do vereador vai muito além de fiscalizar. “Tivemos uma palestra ótima feita por Filipe Sancho, que foi bastante interativa e que possibilitou uma grande compreensão por parte de todos os presentes. Esse encontro acrescentou conhecimento para nós sobre as importantes funções do vereador”, diz.

A atividade contou, ainda, com a participação dos vereadores Lucas Arruda (Rede) e Pedro Gonçalves Magalhães Júnior (PSDB).

Na próxima quinta-feira (28), às 09h, no plenário da Câmara, os alunos receberão a terceira oficina. Neste encontro, estará presente o assistente Legislativo Rodrigo Galhardi, que falará sobre “O funcionamento da Câmara Municipal”.

Escolas

Em 2019, participam do PJ as seguintes escolas: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Francisco Escobar, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Centro Educacional Poços de Caldas, Instituto Educacional São João da Escócia, Colégio Sete de Setembro, Colégio Nini Mourão, Centro Educacional Inovação, Colégio Pio XII e Escola Profissional Dom Bosco. Poços de Caldas faz parte do Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Itaú de Minas.

Além das oficinas e grupos de trabalho, os alunos participarão das plenárias municipal e regional para a discussão do tema principal, elaboração e votação de propostas. As sugestões selecionadas nos municípios serão levadas à plenária estadual, realizada em Belo Horizonte. Este último evento acontece na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, oportunidade em que o documento final, com as propostas de todas as cidades, é entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG.