Alunos da Escola Edmundo Cardillo representam Poços na etapa regional da Gincana do Saber

por Imprensa publicado 20/11/2019 17h50, última modificação 16/11/2020 12h39
Projeto

Otávio Gabriel Prado e Juliano de Oliveira, campões na fase municipal, representaram a Câmara de Poços na Gincana Regional

No início de novembro, os alunos Otávio Gabriel Prado e Juliano de Oliveira representaram a Câmara de Poços na etapa regional da Gincana do Saber 2019. A dupla da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo foi campeã na fase municipal, após competir com outras quatro duplas, e esteve em São Lourenço acompanhada do monitor Bruno Augusto Moreira de Azevedo, estudante do curso de Direito da Faculdade Pitágoras, e da diretora da Escola do Legislativo de Poços Tais Ferreira.

As etapas eliminatórias da Gincana Regional aconteceram de 04 a 07 de novembro, com a participação de 18 municípios do sul de Minas. Foram classificadas para a grande final, realizada no dia 08 de novembro, as Câmaras de Pouso Alegre, Ouro Fino, Varginha, São Sebastião da Bela Vista, Itanhandu e Maria da Fé. Os alunos Marcelo Augusto de Cássio Paiva e Matheus Bazílio de Godoy, da cidade de São Sebastião da Bela Vista, foram os vencedores. No próximo ano, a cidade de Paraguaçu sediará a etapa regional do projeto.

Para a diretora da Escola do Legislativo Tais Ferreira, os alunos de Poços demonstraram compromisso e responsabilidade em todas as fases da Gincana. Segundo a servidora, apesar de não ter avançado para a grande final, a dupla se empenhou durante as atividades. “Este é o primeiro ano que Poços realiza o projeto nas escolas e, no próximo ano, nossa intenção é ampliar o número de instituições participantes. Apesar de já termos participado de edições anteriores da Gincana do Saber Regional, a realização da etapa municipal é um marco para a Escola do Legislativo de Poços, pois dá oportunidade a mais alunos de conhecerem nossa Constituição Federal de uma forma dinâmica e divertida. A dupla de Poços não foi classificada para a grande final, mas fez bonito na competição e estamos muito satisfeitos com o resultado”, comenta.

A Gincana do Saber, aprovada pelo Legislativo em julho desse ano, tem como objetivo a formação política e educação para a cidadania de estudantes do ensino fundamental II, através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição. Durante as atividades, os alunos tiveram que responder perguntas sobre o livro Constituição em Miúdos, que trata de questões da Constituição Federal em uma linguagem simples e direcionada a adolescentes. A obra é de autoria da coordenadora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre Madu Macedo.

No mês de agosto, aconteceu a primeira fase do projeto, com palestras e gincana nas escolas. Em setembro, a Escola do Legislativo promoveu o lançamento, com alunos e professores das escolas participantes, e em outubro as fases eliminatória e final.

Em 2019, participaram do projeto cinco escolas: Centro Educacional Poços de Caldas (Cepoc), Escola Estadual David Campista, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira e Escola Municipal Wilson Hedy

Molinari.