Símbolos

por ATI publicado 14/09/2018 16h10, última modificação 02/10/2018 10h26

Bandeira

Oitavada de verde, com um retângulo branco central, onde é aplicado o Brasão de Armas da cidade e de onde partem oito faixas divididas em igual largura nas cores branco, amarelo, azul, amarelo e branco que servem de separação das oitavas dispostas duas a duas no sentido horizontal, vertical, em banda e em barra.

A Bandeira Municipal de Poços de Caldas tem a forma retangular, obedecendo esteticamente as proporções da Bandeira Brasileira, isto é 14 M X 20 M (M =Módulo); com essas dimensões o retângulo branco central terá 4,5 M de altura por 6 M de comprimento e as faixas 1/3 da altura do retângulo, divididas em 5 partes iguais .

De conformidade com a tradição heráldica portuguesa da qual herdamos as características, as bandeiras municipais são oitavadas, isto é, divididas em oito figuras geométricas trapezoidais, e um retângulo central, onde o Brasão de Armas da cidade é aplicado, tendo por cores as mesmas constantes do campo do escudo.

O brasão ao centro da Bandeira, representa o Governo Municipal, cuja influência e poder são irradiados a todos os quadrantes do território municipal, simbolizados pelas faixas que partem o retângulo central; as oitavas, assim constituídas representam as propriedades rurais existentes nesse território.

Imagem da bandeira do município de Poços de Caldas

Brasão

De autoria de José Raphael Santos Neto, trata-se de escudo samnítico, encimado pela coroa mural de oito torres de prata. Sobre a coroa, um atleta viril com os braços abertos. No campo de sinópla (verde), um livro aberto, em tudo de prata; na página à destra, o topônimo: "Poços de Caldas" e na página sinistra a data em algarismo romanos "VI - XIMDCCCLXII" escritos em letras e números (Sabre).

Um mantel de ouro carregado de uma fonte heráldica de azul (bláu) firmada sobre uma pilha de minérios, espargindo água de bláu e aguarda de prata. Como surtes, duas cornucópias de cinza (omble) espargindo flores das espécies hortênsias, rosas, cravos, café frutificado ao natural. Sob o escudo, um fitão de prata com letras de preto (sabre) a legenda "SALUS ET VITA" (Saúde e Vida), envolvidas pelas faixas, duas palmas ao natural.

Imagem do brasão do município de Poços de Caldas

Hino