14 de Agosto de 2018

09/08/2018

Janeiro Branco

Projeto aprovado institui mês de conscientização da saúde mental

Aprovado em segunda discussão pela Câmara na última terça-feira (07), o projeto de lei n. 21/2018 institui no município o Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e emocional. A matéria, de autoria do vereador Pedro Gonçalves Magalhães Júnior (PSDB), segue agora para sanção do prefeito e publicação no Diário Oficial do Município.

De acordo com a proposta, o Janeiro Branco será destinado à divulgação, prevenção, tratamento e promoção do bem-estar mental e emocional da população. As atividades passarão a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Poços de Caldas e terão, entre outros, os seguintes objetivos: inserir a temática Saúde Mental no cotidiano da comunidade; despertar nos profissionais a ideia de que os conhecimentos podem contribuir com a promoção do debate; provocar reflexões em toda a comunidade, lembrando que as inúmeras situações cotidianas possuem relação com a condição psicológica e emocional dos indivíduos, portanto a saúde mental e emocional é de responsabilidade de todos; iluminar, durante o mês de janeiro, monumentos, prédios públicos e pontos turísticos, chamando a atenção para o projeto.

Segundo Pedro Magalhães, a matéria vem somar a outras ações já existentes na cidade, visando à mobilização da sociedade em favor da saúde mental e colocando o tema em evidência durante essa época do ano. “É preciso compreender o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar às pessoas. Os casos de depressão, ansiedade, fobia e pânico crescem a cada dia e isso mostra que todos precisam começar a se cuidar e a cuidar dos aspectos mentais e emocionais de sua vida”, ressaltou.

A proposição aprovada pelos vereadores está disponível para consulta no endereço www.pocosdecaldas.mg.leb.br.