14 de Agosto de 2018

03/08/2018

Polo Sudoeste

Alunos do Parlamento Jovem participam de plenária regional

Após a conclusão da etapa municipal do Parlamento Jovem 2018, os alunos de Poços se preparam para a plenária regional do Polo Sudoeste. Na próxima quarta-feira (08), trinta estudantes, acompanhados de professores e coordenadores do projeto, estarão em Guaxupé para a votação de propostas que serão encaminhadas a Belo Horizonte. O tema do PJ neste ano é Violência contra a Mulher, divididos nos subtemas Violência Doméstica e Familiar, Violência nos Espaços Institucionais do Poder e Violência e Assédio Sexual.

As propostas em análise na etapa regional foram elaboradas e aprovadas pelos alunos das três cidades que integram o Polo Sudoeste (Poços, Guaxupé e São Sebastião do Paraíso). Cada município priorizou nove sugestões para o debate, três por subtema. Uma das propostas de Poços de Caldas é para a obrigatoriedade das escolas públicas e privadas contarem com um profissional de psicologia para o auxílio na vida social dos estudantes, além da criação de alas especializadas em hospitais para o atendimento às mulheres vítimas de violência.

Na última quarta-feira (01), os alunos de Poços se reuniram com a coordenação municipal para análise e discussão das propostas, antes do encontro em Guaxupé. Segundo Taís Ferreira, servidora da Câmara e uma das coordenadoras do projeto, o momento foi importante para preparar os estudantes para as discussões na fase regional.

A conclusão de todas as atividades do Parlamento Jovem acontecerá na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no mês de setembro, com a realização da plenária final e nova votação das propostas. Representantes de todos os municípios que participam do projeto estarão presentes para a entrega do documento oficial à Comissão de Participação Popular da ALMG.

Em 2018, o Parlamento Jovem chega à 10ª edição em Poços de Caldas. Participam do projeto 13 escolas da cidade: Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Nini Mourão, Colégio Objetivo, Colégio Sete de Setembro, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, Escola Estadual João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Francisco Escobar, Centro Educacional Inovação, Escola Padrão do Parque das Nações, Instituto Educacional São João da Escócia, Centro Educacional Poços de Caldas (Cepoc) e Escola Estadual David Campista.